TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Direito civil

Tese: ATPS - Direito civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS- Direito Civil II- Etapa 2

1 – Contrato celebrado entre particulares para venda de imóvel residencial, considerado um negócio jurídico bilateral, ou seja, com obrigação entre as duas partes envolvidas, oneroso, inter-vivos, tendo como objeto principal a venda de bem imóvel para fins residenciais, com dolo e engano ao celebrar um contrato e prescrição extintiva.

O presente negócio jurídico foi celebrado entre comprador João Neto dos Santos e vendedor Sebastião dos Santos, sendo o primeiro sobrinho do segundo, com pagamento combinado parcelado, e somente após o pagamento integral das prestações haveria a transferência efetiva do imóvel.

Por tratar-se de contrato celebrado entre indivíduos com grau de parentesco, e agindo de boa-fé, o comprador não exigiu nenhuma documentação comprobatória de propriedade, assim como o contrato não foi registrado, o dito “contrato de gaveta”.

Porém, após pagamento de um terço do valor acordado, o Sr João Neto dos Santos, por motivo de transferência do emprego, mudou-se do referido imóvel, alugando-o através de uma imobiliária a um terceiro e continuando a efetuar os pagamentos mensais conforme firmado no respectivo contrato.

Tão logo teve ciência da mudança do comprador-sobrinho do respectivo imóvel, o Sr Sebastião dos Santos procurou a imobiliária em questão e apresentou a certidão registrada do imóvel em nome de sua companheira, real proprietária do imóvel recebido de herança, transferindo para si o valor referente ao aluguel do bem imóvel, agindo de má-fé, apoderando-se do mesmo e ainda assim recebendo duas parcelas posteriores do Sr João Neto dos Santos.

Somente após o atraso no pagamento do aluguel pela imobiliária é que o Sr João Neto, ao procurá-la, teve ciência do ocorrido e, ao questionar o vendedor-tio foi informado por este que o acordo estava quebrado, pois não iria mais vender o imóvel e nem restituí-lo dos pagamentos efetuados, pois os considerava devidos a título de aluguel pelo tempo que esteve de posse do imóvel.

Surpreso, mediante os fatos e o posicionamento da família contra qualquer ação entre tio e sobrinho, o Sr João Neto procurou as autoridades e um advogado, sendo orientado no sentido do negócio jurídico celebrado no contrato só poderia ser exigido mediante denúncia penal, uma vez que a parte Sebastião dos Santos não era o proprietário do imóvel, sendo assim não poderia vendê-lo. A única alternativa para se reparar seu direito seria uma ação penal através de denúncia de estelionato, para posterior execução do contrato.

Diante do exposto, como consequência dos fatos narrados, o Sr João Neto dos Santos não vez valer seus direitos devido à pressão exercida pela família no sentido de não haver desavenças desta magnitude entre familiares, não reclamando seus direitos à época dos fatos, deixando prescrever sua exigibilidade e perdendo, assim, a prerrogativa de fazer valer seus direitos.

2 – Contrato celebrado entre particulares para venda de automóvel financiado, sem transferência de dívida, sendo negócio jurídico bilateral, oneroso, formal tendo como objeto principal a venda de bem móvel.

O presente negócio jurídico foi celebrado entre Maria Aparecida da Silva e Gildemar Alves, versando sobre a venda de automóvel Corsa modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com