TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Teoria Geral do Estado

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.656 Palavras (27 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 27

Introdução

O presente trabalho é sobre o andamento e a evolução da teoria geral do estado no decorrer dos anos e também sobre algumas correntes iluministas, de uma forma objetiva e detalhada a seguir você verá perguntas respondidas de forma direta esclarecendo diversos tipos de duvidas dos temas citados anteriormente além de “entrar” na história trazendo um conhecimento primórdio dos temas.

Parte I ATPS – Teoria Geral do Estado (T.G.E)

1) Qual a finalidade do estudo da TGE - Teoria Geral do Estado?

R.: Teoria do Estado sistematiza conhecimentos obtidos através de diversas ciências: jurídicos, filosóficos, sociológicos, políticos, históricos, geográficos, antropológicos, econômicos e psicológicos. Economia e outras que contribuem com os seus resultados.

2) Porque é importante para o jurista o conhecimento das instituições e da sociedade contemporânea?

R.: É importante para que o jurista tenha consciência teórica da ciência social como objetos privilegiados de suas análises, se esforçando para esclarecer a natureza dos processos em curso, e faz compreender a sociedade contemporânea dentro dos seus vários contextos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e do uso das novas tecnologias.

3) Que outros nomes designam, também, a Teoria Geral do Estado?

R.: Filosofia do Estado e Sociologia do Estado.

4) Quais as principais características da Teoria Geral do Estado?

R.: O trabalho através de sínteses, mesmo não sendo uma teoria exata e concreta, abrange o Estado de uma forma geral sendo sempre aberta a melhorias.

5) Por que é a Teoria Geral do Estado uma disciplina especulativa, e não prática?

R.: Porque não estuda necessariamente o Estado de uma forma politica, mas ao contrário desde os tempos primórdios a Teoria do Estado é formada com argumentos pessoais, não mostrando apenas o que está escrito, mas principalmente a realidade prática.

6) Por que é a Teoria Geral do Estado uma disciplina de síntese?

R.: Porque trabalha com diversos tipos de conhecimentos e não somente os jurídicos, usa das ciências diversificadas, como por exemplo, a sociologia, história, filosofia, conceitos políticos entre outros, abrangendo o alcance do conhecimento estudado na matéria.

7) Qual a origem da Teoria Geral do Estado?

R.: A base da teoria do Estado os primeiros preceitos da disciplina, vem desde á Grécia antigo com grandes nomes e referências filósofos até hoje que eram Platão e Aristóteles, porém o verdadeiro entendimento pelo Estado é surgido no século XVI com Maquiavel, e a partir disso, começou a ser reformulada e melhorada.

8) Os autores medievais não se preocuparam com a formulação de uma Teoria Geral do Estado?

R.: Não, pois santo Agostinho e santo Tomas de Aquino pregavam uma ordem política com ênfase totalmente teológica, diferente da teoria geral do Estado que se relaciona á conhecimentos jurídicos, filosóficos, sociológicos, políticos, históricos, geográficos, antropológicos, econômicos e psicológicos.

9) Qual o desenvolvimento da disciplina entre os séculos XV e XVIII?

R.: Entre os séculos XV e XVIII surgiram nomes que revolucionaram a teoria geral do que era o Estado um dos principais nomes foi Nicolau Maquiavel que falava como as coisas realmente eram e não como deveriam ser.

10) Como se deu o desenvolvimento da Teoria Geral do Estado no século XIX?

R.:Através do jurista Georg Jellinek (1851-1911), houve uma reformulação em tudo estudo de sistema do Direito Politico, assim foi considerado o criador da famosa Teoria Geral do Estado, que passou a servir de referência para o estudo da matéria.

11) Que rumos tomou a Teoria Geral do Estado no século XX?

R.: No século XX houve um destacamento do Direito constitucional, e assim começou a receber mais atenção e consequentemente iniciando um estudo mais especifico.

12) Quais as principais correntes de pensamento existentes, que procuram identificar o objeto da Teoria Geral do Estado?

R.: Temos três correntes de pensamentos para identificar qual o foco da teoria geral do Estado; a primeira é a corrente filosófica, que visa uma razão para a criação/existência do Estado, sempre com um ideal, já á corrente sociológica tem como foco a realidade social do Estado, tudo de concreto (que possa ser provado), referente ao Estado, e por fim a corrente formalista que nada mais é do que o estudo do Estado para criação de leis com foco na melhoria do convívio social.

13) Em que consiste o denominado culturalismo realista?

R.: Se consiste em três correntes que são a filosófica, a sociológica e a jurídica e ambas são usadas em prol da matéria de Teoria Geral do Estado para um espaço mais amplo de ensinamento.

14) Que métodos se pode empregar para estudar a TGE?

R.: métodos de indução (que partem dos fatos específicos para chegar a conclusões gerais), dos métodos dedutivos (que parte das conclusões gerais para explicar o particular) e os métodos analógicos (para estudos comparativos).

15) O que se entende por sociedade?

R.: Sociedade é um grupo de indivíduos que tenha finalidade. Buscam como um grupo a realização de seus ideais.

16) Pode-se considerar como uma sociedade um conjunto qualquer de pessoas, ainda que numeroso?

R.: Não, é necessário algumas características especificas para que um grupo de pessoas seja denominado sociedade.

17) Quais os elementos necessários para que um grupo de pessoas possa ser reconhecido como sociedade?

R.: Uma finalidade ou valor social, manifestação de conjuntos ordenados e por fim o poder social.

18) Que correntes de pensamento procuraram conceituar sociedade?

R.: As principais correntes de pensamentos sociais são: a positivista (ou universalista), de Augusto Comte, para a qual a sociedade humana é o objeto da Sociologia; a defendida por Spencer e Durkheim, que entende que, uma vez que houve e há diversas sociedades, no espaço e no tempo (sociedade romana, sociedade grega, sociedade americana), o conceito é por demais complexos para ser considerado como um todo, como um objeto sociológico;aquela que considera a sociedade como mera abstração, sendo que o que existe de concreto são as relações sociais; aquela que considera que o que existe de concreto são grupos sociais (grupos familiares, econômicos, religiosos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com