TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Economia

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera De São Paulo

ATPS de Economia

Fundamentos da Economia

Nomes:                                                                                                                           RA:

Bruno Herrero Ruiz                                                                                                2980579396

Diogo Moreira Magarotto                                                                                      9019442666

Jonas Germano                                                                                                        9088458751

Luiz Fernando Guido                                                                                              9020444077

Paulo Henrique Araujo                                                                                          8804338078

ETAPA 1

Passo 01

Tendo em vista a crise que se espalhou pelo mundo, podemos dizer que o Brasil ainda está em risco. Mesmo apresentando bom prognóstico devemos controlar a inflação e as políticas monetárias para continuarmos mantendo bons números quanto à demanda de empregos.

Faz-se importante o fator de confiabilidade dos empresários, pois só assim continuará havendo investimentos sem receios.

Outros fatores atuais contribuem para o aumento da inflação, a atual seca que invade nosso país encarece não só a energia elétrica, ressaltando que nossa maior fonte é a energia hidroelétrica, assim como também a seca acarreta prejuízos em safras de trigo e outros produtos agrícolas encarecendo seu preço em todo país.

Temos como exemplo três empresas afetas, sendo elas:

  1. Indústria de produção de parafusos: Esta sendo afetada devido à incredibilidade que a indústria esta tendo atualmente. Diminuindo as verbas de acionistas e o crédito no mercado.

  1. Escritório de Advocacia: Devido à alta da inflação e os valores nas contas de eletricidade, esta havendo cortes, e um dos primeiros cortes é o da verba para estagiários de Direito.

  1. Indústria metalúrgica: Está sendo afetada devido à incredibilidade. Diminuindo a demanda e assim reduzindo o número de funcionários.

Passo 2

Um dos maiores fatores para o crescimento do Brasil foi sem dúvida o setor agropecuário (7,0%), juntamente com as taxas de investimento que no ano de 2013 foi de 18,4%. Ajudando assim muitos brasileiros formarem suas microempresas, ouro fator ela ajudou neste quesito foi comércio (2,5%), a intermediação financeira (1,7%) e a despesa de consumo das famílias cresceu 2,3%.

Um dos fatores que influenciaram duas de nossas empresas-exemplo foi o crescimento das exportações (2,5%), dando chances de alavancar o serviço industrial das empresas 1 e 3. Já a empresa-exemplo 2, poderá ser afetada positivamente com o crescimento de 5,5% da formação bruta de capital fixo, tornando mais possível à estadia permanente de estagiários dentro da empresa, já que é mais fácil manter um beneficio menor comparado a um salário de um advogado já formado.

E suma, temos o equilíbrio entre os fatores que propiciam o crescimento econômico que vai de contrapartida com a situação da crise econômica que ameaça o país.

Passo 3

Segundo Marshall a demanda traduz a relação entre o consumo e o preço; Já o preço é determinado pelas relações entre demanda e oferta. Também segundo Marshall devemos nos atentar a condição de equilíbrio, a igualdade entre a quantidade demandada e a quantidade produzida. (Marshall, 1919).

A proposição original de Phillips é a de que “a taxa de crescimento dos preços será tão maior quanto mais intenso for o excesso de demanda”. (Phillips, 1958). Portanto, se os estoques forem pequenos enquanto a demanda estiver crescendo, as flutuações de preços serão mais sensíveis. De modo geral, estoques elevados estão relacionados a baixos preços.

Assim podemos relacionar o aumento do preço em relação ao combustível, pelo fato do pouco estoque e pelo crescimento da procura feita pelos carros-flex. Sendo insuficiente a própria produção teremos que importar de outros países, encarecendo assim o mesmo.

Passo 4

Os principais pilares da macroeconomia se dividem em quatro políticas, são elas: Política Fiscal, Política Monetária, Política Cambial e Comercial e Política de Renda. Que analisam respectivamente: Os agentes econômicos, a demanda da moeda e sua oferta, determina o nível de produção, as exportações de entradas de capitais financeiros.

Concordamos que todos estes pilares influenciam todas as nossas empresas-exemplo, de forma a fazer com que a produção e a oferta de emprego variem de acordo com esses conjuntos de políticas, de forma direta como os níveis de produção, e indireta como, por exemplo, a política cambial que pode desvalorizar a moeda vigente.

Ressaltamos a importância de termos todas essas políticas inter-relacionadas para que o sistema econômico esteja em harmonia, gerando lucros e empregos.

Etapa 02

Passo 01

Adam Smith, com o livro a riqueza das noções 1776, nos períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da filosofia social, da moral e da ética.

Na Grécia antiga, os primeiras referencias conhecidas de economia aparecem no trabalho de Aristóteles, que aparentemente foi quem cunhou o termo Economia em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão e de Xenofonte.

O Doutor Franções Quesnay, autor da obra Tableau Economique, o primeiro a dividir a economia em setores mostrando a inter-relação dos mesmos.

David Ricardo aprimora a tese de que todos os custos se reduzem a custos do trabalho e mostra como a acumulação do capital, acompanhada de aumento populacional, provoca uma elevação da renda da renda da terra, até que os rendimentos decrescentes diminuem de tal forma os lucros que a poupança se torna nula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com