TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Teoria Geral do Processo

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Evolução das Instituições e do Pensamento Politico IV

-Instituições e Pensamento Político na Idade Contemporânea

Chama-se Idade Contemporânea o período que vai da Revolução Francesa de 1789 até os nossos dias.

Essa fase pode ser subdividida em: Época da Revolução Francesa; Era do Liberalismo; Decadência do Liberalismo; E o Século dos totalitarismos.

-A Revolução Francesa

A Revolução Francesa, que se inicia com a tomada da Bastilha, na data de 14 de julho de 1789, em Paris, França, põe fim ao regime antigo e se estende até 1799.

Esse período pode ser subdividido, conforme seu desenvolvimento politico, em quatro fases:

  1. Fase Constitucional ou da Assembleia Nacional Constituinte;
  2. Fase Republicana ou da Convenção Nacional;
  3. Fase Ditatorial ou do Comitê da Salvação Publica
  4. Fase da Reação Burguesa ou do Diretório.

-A fase constitucional.

O rei Luís XVI abriu a Assembleia dos Estados Gerais, reunindo 300 representantes do clero, 300 da nobreza e 600 membros da burguesia. O voto seria “por ordem” e contra isso insurgiu a burguesia, exigindo a votação per capita. O rei a principio se opôs, mas, diante das ameaças proferidas pelos membros da burguesia resolveu ceder.

Em setembro de 1791, foi publicada a Constituição. O poder Legislativo caberia a uma Assembleia Nacional; o Executivo, ao rei, que tinha direito de veto sobre as decisões da Assembleia.

-A Fase Republicana

Na Assembleia Legislativa os deputados da Gironda, Danton, Desmoulins, Roland e Condorcet, iniciaram a luta pela republica. Nessa época, o rei Luís XVI era casado com a princesa austríaca Maria Antonieta. Este planejava invadir a França, para restaurar a monarquia absoluta.

- O pensamento politico na época da revolução francesa e da contrarrevolução

A Revolução Francesa, como todo movimento armado, não foi funda em trabalhos intelectuais sobre Politica. Caracterizou-se mais pela ação, revelando-se a pratica politica em concreto.

-Instituições e pensamento politico do liberalismo.

Da ideia de liberdade nasceu o termo liberalismo, que teve uma expressão politica, econômica, social, filosófica e ate psicológica.

Como ideia politica, foi sinônimo de democracia; como filosofia, liberdade de pensamento e crença; em economia, liberdade de profissão e de comercio; socialmente, representou o desejo de mandar em seu próprio destino, ligando-se a causa da independência das antigas colônias inglesas, espanholas e portuguesas.

-O movimento de independência na América do Norte.

As ideias das revoluções inglesas frutificaram na América do Norte, onde emigraram os Puritanos após a morte de Cromwell e com a Restauração dos Stuarts na Inglaterra. Eles se consideravam aptos para fundar no Novo Mundo uma Nova Canaã.

- Os movimentos autonomistas na América Latina

As ideias iluministas que levaram a Revolução Francesa na Europa influenciaram na América Latina a formação dos movimentos pela independência.

-O principio das nacionalidades.

Por volta de 1830, os ventos do movimento libertário americano chegaram a Europa, que passou a se entusiasmar pelo principio das nacionalidades, segundo o qual a cada nação tem o sagrado direito de ter autonomia e autodeterminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com