TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academico

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

O trabalho a seguir mostrará a respeito de vários temas que buscaram melhorar o convívio em nossas escolas e em nossa sociedade, buscando assim melhorar a educação, principalmente das pessoas com deficiências que são durante muito tempo desiguinadas como pessoas insuficientes ou incapacitadas dentro de nossa sociedade.

Mostrará as mudanças ocorridas nas escolas, inicio da educação especial, primeiras instituições para deficientes, a concepção que os deficientes podem aprender, o inicia das escolas inclusivas, função social da escola. Buscando melhorar o convívio de todos em relação as pessoas com deficiência  dentro de nossa sociedade.

Tradicionalmente o modelo de atendimento segregado, para alunos com necessidades especiais, ou seja, a Educação Inclusa ganhou força a partir da década de 90. Propondo que crianças e jovens com necessidades especiais têm direito a educação nas escolas de ensino regular, tendo a se adaptarem a essas crianças.

As instituições Especializadas foram as primeiras a se adaptarem a pessoas com deficiências físicas e mentais, mas poucas horas de suas tarefas eram dadas as atividades acadêmicas, pois não era considerada como necessária e outros planos tiveram que surgir para melhorar a educação das pessoas com deficiências.

As instituições foram representadas durante os anos 70 em nosso país, onde a escola teve suas principais mudanças adquirindo novos desenvolvimentos em sua forma de agir, mas não somente distribuindo seus benefícios as pessoas sem deficiências, mas complementando seus ensinos a demanda de nossa sociedade incluindo pessoas deficientes, onde se tornou a palavra de ordem “O deficiente pode aprender”.

Vários métodos de ensinos proporcionaram a pessoas com deficiências maiores adaptações sociais, fazendo uma maior interação e participação em sua vida social, o conceito básico era deixar que pessoas com deficiências pudessem usufruir das mesmas condições de vidas como educação e lazer, da mesma maneira que as pessoas comuns de sua sociedade.

Uma nova matriz política foi criada em relação à Educação Especial, denominada “deficiente pode se integrar na sociedade”, levando para um melhor desenvolvimento para integrar as pessoas com deficiências para sua plena integração social e educacional. Fazendo com que dois campos de investigação começassem a se desenvolver, mostrando que é possível para pessoas com deficiência construir conhecimento.

No inicio dos anos 90 começou a proposta de Educação Inclusa, a luta pela ampliação do acesso e da qualidade da educação das pessoas portadoras de deficiências. Implicando em uma nova postura da escola regular, ações que favoreceram a inclusão social e praticas educativas que atendem todos os alunos.

Porém as escolas devem se adaptar capacitando seus professores, preparando, organizando e se adaptando em geral para ter todos os suportes necessários para incluir todos os alunos em seu âmbito.

A inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares foi um projeto bem definido e apreciado, pois todas as pessoas com deficiência ou não têm direito a educação por isso a inclusão foi e está sendo um dos melhores projetos.

Percebo que nos dias de hoje ainda existe escolas precisando de desenvolvimento para atender essa parcela de alunos com deficiências, fazendo com que alguns alunos tenham que migra de localização ou mesmo fique sem estudar graça a essas dificuldades.

Más muitas escolas já estabelecem esses meios de ensinos para atender todos os tipos de alunos, dando suporte a suas necessidades fazendo assim eles se adaptarem nos meios educacionais regular melhorando assim seu convívio dentro da sociedade.

Todas essas mudanças de inclusão fazem com que esses alunos não se sintam diferente ou mesmo excluído da sociedade, facilitando seu acesso ao ensino, melhorando assim a vida.

Posso perceber que a inclusão foi um dos melhores projetos já criados onde todas as pessoas com deficiências ou não possam ficar de bem e se sentindo normal se sentindo útil e igual aos demais em nossa sociedade.

A escola pode ser comparada com varias metáforas como uma máquina, organismo vivo, cérebro, e muitos outros, onde é coordenada e administrada levando os alunos a educação escolar, ou seja, a cultura, a escola é uma junção de toda a cultura de nossa sociedade, onde esse conhecimento é repassado para os alunos, que estão em pleno entendimento de sua vida dentro da sociedade. Buscando introduzir-los dentro dessa diversidade entre nossa cultura.

Podendo ser incluindo na educação escolar pessoas deficiências ou não, preto ou branco, sem nenhuma diferença entre as hierarquias educacionais, podendo dispor uma melhor educação a seus alunos, onde todas as pessoas são tratadas iguais sem nenhuma discriminação por sua cor, sua idade, suas relações econômicas ou suas deficiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com