TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrarios sistemas de pastagens

Por:   •  11/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]        [pic 2][pic 3]

 Coordenador(a): Profª. Drª. ORDÁLIA ALVES ALMEIDA

 Aluno: SELMA DE OLIVEIRA SANTIAGO

 Turma: JATEÍ

MEMORIAL REFLEXIVO (FINAL)

Tema: Implicações do processo vivido no curso de extensão – CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, em minha prática educativa.

Título: ______________________________________________________

Por meio deste, venho descrever alguns pontos de relevância em cada disciplina trabalhada no Curso de extensão: Formação Continuada em Educação Infantil  e conhecimentos adquiridos que vieram a contribuir para melhorar minha prática educativa.

Na disciplina História da Infância e Políticas Públicas para a Educação Infantil , ministrada pela Profª. Drª. ORDÁLIA ALVES ALMEIDA, foram analisadas as concepções de criança e infância em diferentes momentos históricos considerando as motivações culturais, sociais, políticas, econômicas e ideológicas. A professora abordou uma breve linha do tempo sobre a História da infância. Discutimos as contribuições teóricas e práticas dos pensadores da Educação Infantil e suas influências na prática educativa. Analisamos as políticas públicas brasileiras para a Educação infantil.

Os conhecimentos adquiridos nesta disciplina me levam a refletir sobre que tipo de criança ( cidadão) quero formar?, Que tipo de professor quero ser?, Em que  prática teórica me identifico?[pic 4]              [pic 5]

“Não precisamos nos impor às crianças, basta organizar o ambiente para que professor e crianças sejam felizes.”

 Na disciplina: A criança e a construção da identidade na educação infantil, com a professora Milene Bartolomei, relembramos sobre as teorias do conhecimento e desenvolvimento humano e em especial os aspectos do desenvolvimento infantil. Estudo esse que me levou a reconhecer a criança como ser histórico, social e cultural. Foi – me possível compreender o processo de inclusão e respeito à diversidade nas infâncias e a importância da afetividade.

Creio ser imprescindível que o educador atuante na fase inicial do processo de construção da identidade promova situações onde a criança reconheça suas peculiaridades e interaja com outras crianças, seja qual for a faixa etária. Considero que enquanto educadores, somos sim responsáveis pelos seres humanos que teremos em nossa sociedade num futuro não tão longínquo.

[pic 6]  [pic 7]

Na disciplina Tendências da Organização Curricular na Educação Infantil, ministrada pela professora Mariete, foram debatidos conceitos e concepções sobre organização curricular na Educação Infantil e elaboração de projetos didáticos de trabalho. Pude compreender nesta disciplina, que Projeto é uma forma de organizar o trabalho que é pensada a partir das experiências das crianças, das perguntas que fazem, das ideias que sugerem.

Esta aula, levou-me a trabalhar as linguagens oral, auditiva, gestual em minha prática educativa, criando espaços na instituição para que as crianças possam aprender o mundo.

[pic 8]  [pic 9]

“ A criança encontra tudo em nada, o homem não encontra nada em tudo.”

No segundo encontro de estudos da disciplina: A criança e a construção da Identidade na Educação Infantil, ministrado pela professora Tanea Mariano, retomamos por meio de diálogo, qual a importância de termos conhecimento sobre teóricos como Piaget, wallon, Vigotsk e suas contribuições para a área educacional. Ficando assim claro, que estes conhecimentos irão dar aporte teórico à minha prática, pois, só praticamos aquilo que realmente acreditamos. Compreendi que aprendemos de diversas formas:

Interagindo, observando, mas para alguns aprendizados necessitamos de mediação e intervenção do outro. Discutimos o comportamento infantil. Ficando evidente que toda criança é fruto dos estímulos e experiências do qual ela está cercada.

[pic 10]    [pic 11]

"Eu sou aquilo que consegui fazer com aquilo que fizeram de mim"

                                                 Sartre

Os objetivos propostos na disciplina Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, ministrada pela professora Luciana Spíndola, tinham como enfoque debater os conceitos e concepções presentes no Parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Compreender o conceito de proposta pedagógica ou projeto pedagógico e os princípios norteadores dessa elaboração. Compreensão da importância da relação entre a instituição educativa, família e comunidade.

[pic 12]

Os estudos realizados nesta aula, vieram a reforçar a importância da elaboração do PPP de forma coletiva e solidária por todos os seguimentos da instituição, com direcionamento convergente de todos num mesmo ponto, onde tenha ações expostas a todos e metas a serem alcançadas.

 Na disciplina: Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil, ministrado pelo professor Fernando Cesar de Carvalho, pudemos contextualizar os sentidos e significados da ludicidade e do brincar infantil na contemporaneidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (667.7 Kb)   docx (547 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com