TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Comparativa Entre Métodos Mediação e Conciliação

Por:   •  26/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

PESQUISA: análise comparativa entre os métodos de conciliação e mediação.

Juliana Francisco RA: 8021005

INTRODUÇÃO

Inicialmente, é necessário definir ambos os conceitos porque são diferentes. A mediação, visa recuperar o diálogo entre as partes envolvidas no conflito. Dessa forma, são elas que decidem, sendo desnecessária a interferência para que ambas as partes cheguem à solução do conflito.

A conciliação, por sua vez, é indicada quando há um problema evidentemente identificado, quando esse problema é o centro do conflito existente, ou seja, não é a falta de comunicação que impede o resultado positivo, mas o problema. Dessa forma, o conciliador nesse caso, tem a prerrogativa de sugerir uma solução.

MEDIAÇÃO

Os tipos de mediação são: mediação judicial, mediação extrajudicial, mediação prévia e mediação incidental.

a) Mediação judicial

Conforme Guilherme (2016, p. 31) “é aquela que ocorre dentro do curso de uma ação judicial, seja de natureza civil ou penal”.

b) Mediação extrajudicial é quando ocorre a participação de um terceiro, estranho ao processo judicial.

c) Mediação prévia é aquela que pode ocorrer tanto no curso do processo judicial ou extrajudicial e depende da capacidade do mediador. Esse tipo de mediação autoriza aos litigantes a escolha de seu mediador, podendo, inclusive, um novo mediado ser escolhido em comum acordo das partes. Nesse caso, ocorrendo a presença das partes e não um acordo, o mediador devolverá a petição inicial ao distribuidor descrevendo a impossibilidade do acordo para o prosseguimentos do feito. Sendo frutífero, será homologado transformando-se num título extrajudicial (GUILHERME, 2016).

d) Mediação incidental é aquela, salvo exceções, obrigatória na hipótese do processo de conhecimento. Nessa forma, o mediador chama as partes, recomendável a participação dos advogados, para mediação prévia. Aqui, sendo frutífera a mediação, será o termo encaminhado ao juiz que analisando regular, tornará o título executivo judicial. (GUILHERME, 2016)

Das Etapas da mediação

Inicialmente, na pré-mediação, onde são delineadas as regras, o mediador deverá sempre buscar um diálogo aberto com as partes, escolher a área e objetos de discussão e identificar a área de interesse dos litigantes, entre outros. Revelar os interesses ocultos e conduzir a mediação de forma a sempre tentar solucionar o problema, não permitindo que as partes caiam num círculo vicioso de discussão fugindo do tema central a ser solucionado. Assim, o mediador gerará opções de acordo.

Entre as técnicas de mediação, a comediação, por exemplo, é recomendada quando há complexidade no conflito.

O mediador deve construir possiblidades, realizar testes de reflexão entre os litigantes, centraliza-los e ajuda-los a focar na solução do conflito, sempre atuando como o norteador.

A mediação tem como vantagens a autonomia das vontades das pessoas, em que o mediador esta ali como o norteador do conflito, conduz ao exercício da liberdade de pensamento. Dessa forma, “possibilitando maior aceitação e reversibilidade” dos conflitos. (Guilherme, 2016, p. 39) Há de se comentar, ainda, a economicidade na resolução do conflito, menor gasto econômico e desgaste emocional.

CONCILIAÇÃO

Na conciliação as partes se esforçam para sanar seus litígios, valendo-se da ajuda de um terceiro, o conciliador. (GUILHERME, 2016). Nesse caso, diferentemente da mediação, em que o mediador é norteador do conflito, apenas, o conciliador intervém na proposição de soluções, participando ativamente do litígio.  Pode ser judicial e extrajudicial.

A conciliação judicial acontece no transcurso do processo. “Alcança um acordo de vontades sobre o objeto do conflito e tal acordo é homologado pelo juiz. (GUILHERME, 2016, p.50). Já a conciliação extrajudicial ocorre por meio de contrato em que os conflitantes se reconciliam por negociações mútuas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (214.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com