TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa De Propriedades Mecânicas entre Filmes Multicamadas de Média Barreira e Alta Barreira

Por:   •  15/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.484 Palavras (14 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Departamento de Ciências Exatas e da Vida

Curso de Biotecnologia Industrial

PROJETO DE PESQUISA

Análise Comparativa De Propriedades Mecânicas entre Filmes Multicamadas de Média Barreira e Alta Barreira

Proponente: Géssica Simon

Videira, 04 de novembro de 2018.


géssica simon

ANÁLISE COMPARATIVA DE PROPRIEDADES MECÂNICAS ENTRE FILMES MULTICAMADAS DE MÉDIA BARREIRA E ALTA BARREIRA

Projeto de pesquisa apresentado ao coordenador de pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC como requisito para nota parcial do componente curricular obrigatório de Metodologia da Pesquisa I.

Orientador: Cesar Milton Baratto

VIDEIRA

2018

 SUMÁRIO

2 - RESUMO        4

3 - IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA        4

4 - OBJETIVOS        7

5 - METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)        7

5.1 Microscopia Óptica        7

5.2 Tração        8

5.3 Módulo        9

5.4 Perfuração        9

5.5 Taxa de Permeabilidade ao Oxigênio (TPO²)        10

6 - RESULTADOS        11

REFERÊNCIAS        17


ANÁLISE COMPARATIVA DE PROPRIEDADES MECÂNICAS ENTRE FILMES MULTICAMADAS DE MÉDIA BARREIRA E ALTA BARREIRA

2 – RESUMO

Filmes plásticos multicamadas são amplamente utilizados nas indústrias alimentícias para acondicionar e conservar seus produtos devido a facilidade no manuseio, do transporte e da proteção oferecida ao alimento, conservando as características apreciadas pelo consumidor. Conforme a composição do alimento a ser embalado, filmes de média e alta barreira são utilizados a fim de aumentar o tempo de vida de prateleira dos produtos oferecidos. Assim, neste trabalho, foram avaliados de forma comparativa filmes de média barreira e filmes de alta barreira através de análises físico-mecânicas. Os resultados das análises de tração e perfuração demonstraram que a estrutura MB possui uma maior resistência mecânica, enquanto o filme AB possui uma maior rigidez de acordo com o ensaio de módulo secante 2%, e, ambos os filmes apresentaram a taxa de permeabilidade ao oxigênio dentro do especificado.  Através do presente trabalho, conclui-se que o filme AB é o mais indicado para a utilização em embalagens que necessitam de uma maior barreira ao oxigênio, no entanto, possuem um custo de produção mais elevado. Já os filmes MB apresentam excelente resistência ao impacto e perfurações o que garante segurança e qualidade ao produto a ser embalado.

3 - IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA

Filmes multicamadas são frequentemente utilizados em embalagens de produtos alimentícios em virtude de suas propriedades, como resistência mecânica, barreira ao oxigênio, ao brilho e a transparência, fatores como o baixo custo e a facilidade de processamento também contribuem para sua ampla utilização.

Os setores que mais demandam o uso de embalagens plásticas são principalmente o alimentício, de higiene e limpeza, cosméticos, farmacêutico e industrial e podem ser divididas em flexíveis, rígidas e sacaria de ráfia (MERGEN, 2006).

 Para serem utilizados como embalagem de produtos alimentícios, os filmes plásticos flexíveis multicamadas necessitam de especificações técnicas de média ou alta barreira ao oxigênio, de forma a evitar a contaminação do produto a ser embalado e o risco potencial à saúde humana, cuja preocupação é prioridade absoluta da indústria alimentícia (CRIPPA et al, 2007).

O procedimento de fabricação dos filmes multicamadas permite a integração de propriedades de diferentes materiais termoplásticos em uma única embalagem (ROMAN, 1997).  Elas têm encontrado excelente mercado na indústria alimentícia devido à sua potencialidade de conjugar propriedades como transparência ou opacidade, resistência mecânica, rigidez ou flexibilidade, como também barreira contra gases e contra umidade (CRIPPA et al, 2007).

Outro método de fabricação de filmes plásticos muito utilizados pela indústria alimentícia também é o processo de coextrusão, onde duas ou mais camadas de resina são extrudadas através da mesma matriz, uma vez que possibilita o projeto de estruturas multicamadas com diferentes propriedades funcionais, associadas a cada camada (VALDES et al., 1998).

Poliolefinas, como polietileno e polipropileno, são as resinas mais comumente utilizadas em aplicações de filmes para embalagem, devido ao baixo custo, excelentes propriedades de barreira à umidade e fácil processabilidade, porém, apresentam baixas propriedades de barreira ao oxigênio e a muitos solventes orgânicos.

A respeito das propriedades de barreira de filmes plásticos, Sarantópoulos et al. (2017) afirma que:

A capacidade de uma embalagem de resistir à passagem de gases e vapores, gorduras e à transmissão de luz é definida como barreira. As características de barreira estão intimamente relacionadas à estabilidade química, física, sensorial, microbiológica e biológica dos produtos. O oxigênio, por exemplo, em contato com alguns produtos pode causar uma série de alterações indesejáveis, como alterações da cor, no aroma e no sabor. Assim, uma embalagem com uma boa barreira ao oxigênio é necessária para o acondicionamento de produtos sensíveis a esse gás.

Segundo Camilo (2016), as propriedades de barreira necessárias a uma embalagem devem ser definidas para cada produto, considerando-se a composição do produto, a forma de apresentação, o sistema de acondicionamento, o canal de distribuição e a durabilidade desejada. A proteção que a embalagem pode oferecer contra trocas gasosas e de vapores com o ambiente depende de sua integridade e da permeabilidade do material em si (ROMAN, 1997).

O oxigênio e outros gases, quando em contato com os alimentos diminuem consideravelmente a qualidade do mesmo, provocando rancificação nas gorduras, compromete o sabor do alimento, diminui o valor nutricional pela oxidação das vitaminas e também, promove a proliferação de microrganismos que deterioram os alimentos, diminuindo o tempo de vida de prateleira dos mesmos (MERGEN, 2006 apud RWG, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (644.7 Kb)   docx (401.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com