TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e relação entre o Universalismo dos Direitos Humanos e o Relativismo Cultural, bem como discorra acerca do posicionamento do Brasil diante desta dicotomia.

Por:   •  26/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASILIA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASILIA
CURSO DE DIREITOS HUMANOS

Trabalho de Avaliação Semestral de Direitos Humanos

Tema: Analise e relação entre o Universalismo dos Direitos Humanos e o Relativismo Cultural, bem como discorra acerca do posicionamento do Brasil diante desta dicotomia.

Alunas: Quérem Emanuelly de Oliveira (18111010129)

Ketully Cristina Oliveira Rocha (18111010110)

Turma: OCJUD5A
Professor: Leandro do Nascimento Rodrigues

“O debate entre os universalistas e os relativistas culturais retoma o velho dilema sobre o alcance das normas de direitos humanos: podem elas ter um sentido universal ou são culturalmente relativas?”

“Para os relativistas, a noção de direito está estritamente relacionada ao sistema político, econômico, cultural, social e moral vigente em determinada sociedade. Sob esse prisma, cada cultura possui seu próprio discurso acerca dos direitos fundamentais, que está relacionado às específicas circunstâncias culturais e históricas de cada sociedade.”

“o pluralismo cultural impede a formação de uma moral universal, tornando-se necessário que se respeitem as diferenças culturais apresentadas por cada sociedade”

“A título de exemplo, bastaria citar as diferenças de padrões morais e culturais entre o islamismo e o hinduísmo e o mundo ocidental, prática da clitorectomia e da mutilação feminina por muitas sociedades da cultura não ocidental”

O RELATIVISMO É BASEADO NA COLETIVIDADE ENQUANTO NA ÓTICA UNIVERSALISTA O PONTO DE PARTIDA É O INDIVIDIO

Segundo R. J. Vincent as regras sobre a moral variam de lugar para lugar no relativismo, não há moral universal já que a história do mundo é uma história de uma pluralidade de cultura. Buscar uma universalidade, como critério para toda moralidade é uma versão imperialista de tentar fazer com que os valores de uma determinada cultura sejam gerais.

os instrumentos internacionais de direitos humanos são claramente universalistas, uma vez que buscam assegurar a proteção universal dos direitos e liberdades fundamentais. Em face disso, ainda que a prerrogativa de exercer a própria cultura seja um direito fundamental nenhuma concessão é feita às “peculiaridades culturais” quando houver risco de violação a direitos humanos fundamentais para os universalistas o fundamento dos direitos humanos é a dignidade humana, como valor intrínseco à própria condição humana.

Assim, na universalidade existe a inerência onde os direitos humanos estão em todos e pertencem a todos de uma maneira geral.

A noção universal de direitos humanos é identificada como uma noção construída pelo modelo ocidental. O universalismo induz, nessa visão, à destruição da diversidade cultural.

Os universalistas reagem aos relativistas no que diz respeito aos que Estados optaram por ratificar instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos, é porque consentiram em respeitar tais direitos, não podendo isentar-se do controle da comunidade internacional na hipótese de violação desses direitos e, portanto, de descumprimento de obrigações internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com