TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analítico Ponte dos Espiões

Por:   •  5/5/2018  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

A Ponte do Espiões traz ao cinema um acontecimento real ocorrido durante a Guerra Fria, figurada pelas então grandes potencias do mundo pós Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos da América e União das República Socialistas Soviéticas, onde restou também libertado pela República Democrática Alemã um estudante estadunidense que havia sido capturado sob suspeita de espionagem.

A obra tem como cenário principal a atuação do advogado James Britt Donovan, o qual intermediou o acordo governamental entre os governos dos Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Faz-se necessário ante analisar a negociação em questão, entender os fatores que levaram a tal ato, fora preso nos Estados Unidos da América um espião soviético, sendo levado a julgamento na corte norte americana, entretanto, por questões diplomáticas o advogado James B. Donovan responsabilizou-se por proporcionar uma defesa sólida dentro dos princípios do devido processo legal.

Concorrentemente foi abatido um avião de reconhecimento, sendo pilotado por um espião norte americano, sendo este capturado e condenado pelo governo soviético.

A partir deste momento, os dois governos temendo que seus respectivos espiões fossem submetidos a praticas de tortura com a intenção de obter informações propuseram a de forma não oficial, negociar a troca entre os dois prisioneiros, momento em que fora preso pela República Democrática Alemã, aliada dos Soviéticos um estudante estadunidense sob acusações de espionagem.

A princípio o advogado James B. Donovan, mesmo sob a alegação de não representar o governo dos Estados Unidos da América, figurou como parte na negociação, sendo verificados neste momento elementos de uma autocomposição; entretanto, a Alemanha Soviética, pretendi a libertação do espião soviético em troca do estudante norte americano, assim como a União Soviética intentava a libertação do espião norte americano em troca da libertação do espião soviético.

O governo estadunidense então, opta pela realização da troca com a União Soviética, fato que desagrada a James B. Donovan, que a partir deste momento, passa a buscar na negociação que o governo norte americano, ceda quanto a intenção de realizar brevemente a troca, assim como os governos comunistas de cederem quanto a entrega dos dois prisioneiros em troca do prisioneiro norte americano; momento em que o advogado impõe condições a todos os três governos, inclusive o que ele hipoteticamente representaria, sendo verificada então características de uma arbitragem.

Os três governos aceitam, e a troca entre os espiões é realizada na Ponte de Glienicke de forma simultânea em que o estudante preso pela Alemanha Oriental é libertado em Checkpoint Charlie, sendo assim a negociação é considerada bem-sucedida por todas as partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com