TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia do Direito

Por:   •  11/5/2018  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE

ANTROPOLOGIA JURÍDICA

         

RECIFE

2015.1


 FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE

ANTROPOLOGIA JURÍDICA

Trabalho ao Prof. Manoel Moura, responsável pela matéria de Antropologia Jurídica, do curso de Bacharelado em Direito, como parte dos requisitos para compor a nota da 2ª avaliação.

         

Aluna: Laís Dias de Melo

Disciplina: Antropologia Jurídica

Professor: Manoel Moura

RECIFE

2015.1

ANALISE DE CENAS NA VISÃO ANTROPOLÓGICA SOBRE O FILME “A VILA”

1ª Cena: O filme já inicia com uma cena onde todos com vestimentas diferenciadas e utensílios com características mais antigas estão reunidos e comendo algo. Já de cara a cena que se inicia apresenta um pouco de sua tradição. Tradição e ruptura, seus traços culturais, se diz no modo de andar, dançar, alimentar-se; pelos seus hábitos. Na cena também se inclui as características do ser humano, onde observamos a respeito dos modos e do físico que se distinguem dos outros animais, os não racionais.

2ª Cena: Logo após a cena anterior, vemos uma cena onde foi encontrado um animal que foi atacado e depois dá-se inicio à uma cena onde crianças estão numa escola ao modo daquela sociedade. Alí encontramos presente uma instituição social, onde mestre e alunos tratam sobre tal animal morto.

3ª Cena: Um pouco depois, passa um momento em que mostra a organização dessa vila, onde passam as pessoas e suas interações, passam crianças brincando, pessoas realizando suas atividades, as brincadeiras, os modos... Alí se observa a respeito da Sociedade, como o próprio conceito revela: “É um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

3ª Cena: O momento em que dois jovens se juntam e passa a realização do enlace, revela também a respeito da tradição e ruptura, interação, socialização. Nesta cena ocorre o casamento, a dança, mostra um pouco do externo da vila, como é caracterizado o espaço, com caminho trilhado por ‘luminárias’ de fogo, onde também encontramos o ponto da cultura material e não-material. A cena toda em si remete também os componentes da cultura.

4ª O momento em que o jovem solicita os anciões pedindo que permitam que ele saia da vida para ir até a cidade mostra a questão de normas e regras sociais, pois no filme fica claro que a Vila é isolada e não temos a presença do Estado para regular as condutas sociais deles, mas vemos que há regras por partes desses anciões que são a espécie de lei, de reguladores lá, e regras que foram estipuladas para que seja mantida a boa harmonia e que assim não precisem atravessar fronteira alguma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (747.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com