TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Acórdão de Tombamento

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco

Cornélio Procópio, 23 de novembro de 2015.

Curso: Direito

Disciplina: Direito Administrativo

Docente: João Lucas Terra

Discentes: Bruno Cardoso Pereira Junior

                Thayse Dalla Costa

Análise do Acórdão:

APELAÇÃO CÍVEL

VIGÉSIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL

Nº 70064529647

(N° CNJ: 0138342-59.2015.8.21.7000)

COMARCA DE OSÓRIO

OSVALDO BASTOS FILHO

APELANTE

MUNICÍPIO DE OSÓRIO

APELADO

Trata-se de de apelação cível em relação à tombamento provisório, o qual visa a preservar o bem de forma precária e preventiva até o fim do processo administrativo e se inicia apenas com a notificação do proprietário para anuir à inscrição no Livro de Tombo ou impugná-la no prazo legal.

No caso em tela, em 21 de julho de 2010, o apelante foi notificado para se abster de efetuar qualquer alteração no bem sem prévia e expressa autorização do Poder Executivo Municipal e, em 09 de dezembro de 2010, recebeu proposta de terceiro para compra do imóvel e assim, deu ciência ao requerido para que adquirisse ou, caso não houvesse interesse, liberasse o imóvel para venda e adaptações, o que restou sem resposta.

Em 25 de outubro de 2011, o Conselho da Cultura emitiu parecer definitivo pela preservação da fachada do imóvel, do qual o autor jamais foi notificado para anuir ao tombamento ou impugná-lo, sustentando assim, a caducidade do tombamento provisório por excesso de prazo por violação de Lei Municipal citada nos autos e alegando que o ato importou em graves restrições ao poder de disposição de uso do bem, impedindo reformas ou adaptações e impossibilitando a venda do imóvel, fazendo jus à indenização em razão desses prejuízos. Citado, o Réu, contestou a ação, defendendo a legalidade do processo administrativo por ser ato discricionário da Administração Pública, não sendo situação excepcional que admita a intervenção do Poder Judiciário. Sustentou ainda, que não há prazo para conversão de tombamento provisório em definitivo. Intimadas as partes, o autor requereu a produção de prova oral e o Réu juntou cópias de processos administrativos e, encerrada a instrução, as partes apresentaram memoriais. O Ministério Público opinou pela improcedência da ação. Na sentença, o juízo a quo, julgou improcedende a ação, condenando o Autor ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

Inconformado, apela o Autor, arguindo a nulidade do processo administrativo de tombamento provisório, pois jamais foi notificado e subsidiariamente, seja condenado o Município de Osório ao pagamento de indenização.

Mesmo se tratando de atividade administrativa da competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios(art. 23, inciso IV, CF/88) e que a preservação de bens materiais de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico faz-se por meio de tombamento (DL 25/37) e desapropriação (art. 216 da CF/88), ou seja, é ato privativo da autoridade administrativa de natureza discricionária e deve haver declaração administrativa de preservação do bem para que se operem os efeitos do tombamento ao proprietário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com