TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise filme 12 homens e uma sentença

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme

O filme se passa na sala do júri onde doze homens compõem um júri para dar a sentença sobre um jovem acusado de matar o seu próprio pai. Sendo necessária a unanimidade na decisão, cada um dos jurados vai se manifestando na sua vez sobre o caso, até que no final onze tem certeza que ele é culpado e um defende a sua inocência. Este que o declara inocente além de estar com medo de fazer a escolha errada sobre o destino do rapaz, ele demonstra também quais são os pontos duvidosos que o impedem de votar pela condenação.  Este jurado com sua grande capacidade de argumentação começa a abalar a certeza dos demais. Para convencer cada jurado ele vai apresentando argumentos diferentes, analisando detalhe por detalhe, de tal maneira que com a utilização do senso critico sobre as evidências e os fatos as opiniões dos demais foram logo se modificando. Até que um por um vai declarando o jovem inocente, de acordo com o que as provas e os depoimentos eram questionados, tendo como resultado final o júri declarado o garoto inocente, depois de muitas discussões e teses.

Pontos positivos

O filme demonstra como é importante o uso da razão e o questionamento sobre as evidências para se chegar a uma conclusão, onde as opiniões diferentes devem ser abordadas e debatidas para que haja a quebra de preconceitos e suposições erradas.

Mostra também o poder da argumentação e da reflexão.

Pontos negativos

Um poder que um júri popular tem de decidir sobre a vida de uma pessoa acusada, ocorrendo a pena de morte se a mesma for realmente culpada, tendo em vista que dependendo das pessoas escolhidas estas poderão fazê-lo sem o mínimo de responsabilidade ou interesse sobre o caso, gerando injustiça para o individuo. Além das pessoas poderem levar em consideração seu condicionamento e história de vida para formação da sua decisão, baseado em preconceitos ou costumes.

Pensamento sobre o filme

A importância da responsabilidade, porque depois de ter conhecimento sobre as evidências e os depoimentos, se todos os jurados não tivessem interesse sobre o caso e chegassem à conclusão de que o jovem era culpado mesmo sem ter tido nenhum questionamento sobre a veracidade de tudo o que foi abordado, seria uma grande falta de justiça e ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com