TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises Críticas de leading cases

Por:   •  20/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

LEADING CASES
Análises críticas de leading cases.

Estudo de casos judiciais deve conter os seguintes elementos:

Título em Português: Perda da nacionalidade do brasileiro nato em caso de naturalização voluntária em outro país.

Resumo em Português: A perda da nacionalidade do brasileiro nato ocorre somente em casos excepcionais. Segundo algumas fontes do Direito, o cidadão brasileiro que adquira outra nacionalidade, por livre e espontânea vontade, perde a nacionalidade brasileira.

Palavras-Chave: Nacionalidade, Brasileiro Nato, Perda da Nacionalidade.

  1. Introdução:

a. Contextualizar a história do caso: O caso é sobre Maria, ela era brasileira nata e em 2000 decidiu se mudar para EUA e se casou lá. Em 2005 ela conseguiu obter o green card, ou seja, um visto permanente que concede a ela permanência nos EUA para que possa viver e trabalhar sem nenhum empecilho. Mas Maria não estava contente somente com o visto permanente, ela queria ter nacionalidade norte-americana, então em 2014 requereu e conseguiu a nacionalidade norte- americana. Tudo estava correndo bem até que em 2015 Maria matou seu esposo e fugiu para o Brasil. Os EUA pediram sua extradição mas Maria alegava ser brasileira nata e por isso não poderia ser extraditada.
b. Identificar o caso : Perda da nacionalidade
c. Identificar Tribunal : STF
d. Data da decisão: Julgamento ocorreu em 19/04/2016 e 28/03/2017

2. História processual:
Explicar como o caso chegou ao tribunal : O caso chegou ao tribunal pois segundo a CF/88, em especial o seu art.5º, LI brasileiros natos não podem ser extraditados do Brasil em nenhuma hipótese, e logo após Maria cometer o assassinato de seu esposo ela venho para o Brasil em busca de áxilo, acreditando não poder ser extraditada para os EUA, mas como em 2015 ela optou por se nacionalizar norte-americana automaticamente ela perdeu a nacionalidade brasileira, a discussão chegou até o STF pois se julgava a inconstitucionalidade dela ser extraditada ou não.

3. Os fatos:
a. Descrever os fatos juridicamente relevantes: Podemos destacar como um fundamento jurídico relevante, que o brasileiro nato, nunca, em hipótese alguma poderá ser extraditado para outro pais, conforme codificado no art.5º da CF/88, em especial o inciso LI. Também é importante ressaltar o art.12, § 4º, II da CF/88, onde retrata o caso da perda na nacionalidade, caso se adquira outra nacionalidade de livre e espontânea vontade.
b. Descrever os atos processuais mais significativos: Os atos processuais mais importantes é a aquisição da nacionalidade norte- americana por parte de Maria; A perda da nacionalidade como brasileira nata; O homicídio; O pedido de extradição.

4. O direito:
a. Explicar a questão de direito em disputa: A disputa seria se Maria ainda poderia se considerar brasileira nata, ou se perdeu a nacionalidade brasileira quando optou por adquirir nacionalidade norte- americana.
b. Explicar as medidas recursais adotadas pelas partes e o que foi impugnado das decisões inferiores: O art. 102 da Constituição Federal preceitua: “Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I – processar e julgar, originalmente: ...; g) a extradição solicitada por Estado Estrangeiro. Já o art. 83 da Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980 (Estatuto do Estrangeiro) estabelece: “Nenhuma extradição será concedida sem prévio pronunciamento do Plenário do Supremo Tribunal Federal sobre sua legalidade e procedência, não cabendo recurso da decisão”.
 À exigência de composição plenária do Supremo o legislador fez corresponder uma confiança plena no quanto por ele decidido. A certeza de juridicidade de sua decisão é tanta que não se admite reforma do entendimento consubstanciado no veredicto, ou seja, não cabendo recurso da decisão.

5. A decisão:
Esclarecer a decisão final do tribunal quanto aos direitos das partes, e também a resposta ao juízo recorrido: A tese de Maria não foi aceita, e após concluso o processo administrativo foi declarada a perda da nacionalidade pelo Ministério da Justiça, Maria deixou de ser brasileira nata. Então não havendo mais nenhum impedimento o STF autorizou a extradição.

6. Regra ou princípios jurídicos aplicados
Identificar e explicar a tese jurídica afirmada no caso: A tese trazida por Maria é que brasileiros natos não podem ser extraditados como trás o art. 5º, LI, da CF/88, já a tese dos EUA é que Maria optou livremente por adquirir nacionalidade norte – americana, o que fez com que ela perdesse sua nacionalidade brasileira.

7. Razões jurídicas:
Explicar as razões mais relevantes adotadas pelo tribunal para fundamentar a sua decisão: O fundamento do tribunal seria a perda da nacionalidade como brasileira nata, devido ao fato de Maria ter adquirido de livre e espontânea vontade a nacionalidade de norte- americana. Com base no o art.12, § 4º, II da CF/88.

8. Informações complementares: 
Explicitar posições favoráveis e divergentes (na doutrina e na jurisprudência).

Jurisprudência Favorável:

1 - POR UNANIMIDADE, A TURMA INDEFERIU O PEDIDO DE EXTRADIÇÃO. POR MAIORIA DE VOTOS, DETERMINOU A REMESSA DE CÓPIA DOS AUTOS PARA O FORO DA COMARCA DE PORTO ALEGRE, NOS TERMOS DO VOTO DA RELATORA, VENCIDO O SENHOR MINISTRO MARCO AURÉLIO. NÃO PARTICIPOU, JUSTIFICADAMENTE, DESTE JULGAMENTO, O SENHOR MINISTRO DIAS TOFFOLI. PRESIDÊNCIA DA SENHORA MINISTRA ROSA WEBER. 1ª TURMA, 10.2.2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com