TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação assédio pessoal vertical

Abstract: Aplicação assédio pessoal vertical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Abstract  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

5.1. ASSÉDIO MORAL VERTICAL ................................................................................... 40

5.2. ASSÉDIO MORAL HORIZONTAL .............................................................................. 42

5.3. ASSÉDIO MORAL VERTICAL ASCENDENTE.............................................................. 431. Inicialmente, vale atentar para o disposto no art. 20, § 1º, do Código Penal, no que tange as descriminantes putativas, dada a aplicabilidade do referido instituto, em virtude da similaridade existente entre a seara penal e a de trânsito:

"Art. 20.

§ 1º É isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Não há isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo."

2. É notório que o local da infração é extremamente deserto, sendo de conhecimento público o perigo a que estão expostos os transeuntes, dada a inúmera ocorrência de eventos delituosos, haja visto, o grande número de roubo de cargas que tem ocorrido no mesmo lugar. Ademais, considerando-se o horário disposto no auto de infração, é patente a condição de maior periculosidade do lugar, não restando, destarte, outra alternativa ao motorista, senão, aumentar a velocidade, embora, frise-se, não seja afetada a segurança na condução do veículo, bem como a de terceiros, como ocorrera no caso em exame.

3. Desta feita, não se poderia olvidar as disposições contidas no art. 1º, § 2º, do Código de Trânsito Brasileiro, no que respeita à segurança no trânsito, conforme se pode verificar:

"Art. 1º.

§ 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades competentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito."

4. Ora, torna-se imperioso concluir, que se no local e horário indicados no auto de infração, é indubitável a falta de segurança para os motoristas, não é justo e nem esperável que o Estado os puna, dada a terrificante situação a que estão expostos, devendo-se considerar, ainda, que a preservação da vida e da integridade do ser humano são garantias constitucionais, implicando, também, na proteção do indivíduo como responsabilidade do Estado.

Da ausência de sinalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com