TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Flores Para Algernon

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSO BELO HORIZONTE

Curso de Direito

Davi Gabriel Pereira da Silva

DIREITO E LITERATURA

Flores Para Algernon

Belo Horizonte

2021

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho trará a narração de forma resumida e opinativa do livro “Flores Para Algernon” do autor Daniel Keyes, pela visão do aluno autor do trabalho, dando ênfase nas passagens que foram mais marcantes e mais importantes para o mesmo. O trabalho trará uma análise crítica, onde será emitida opinião do aluno sobre o livro lido.

        Será abordado também temas como ética e compaixão, essa obra nos mostra como é a realidade em outro ponto de vista, e mostra como uma pessoa reage ao ter o seu próprio ponto de vista mudado drasticamente.

         

  QUESTIONÁRIO

  1. O livro nos mostra como o personagem principal, que possui uma deficiência mental severa, sofreu maus tratos na infância pelos colegas de escola. Você já vivenciou ou presenciou alguma situação de bullying? Como você se sentiu no momento? Quais direitos são lesados em casos de bullying?

Acredito que todos já vivenciamos alguma situação de bullyng, mesmo que seja apenas como espectador, então sim. A sensação no momento muitas vezes já foi de incapacidade de fazer algo, mas também de raiva e injustiça. Seria difícil enumerar todos os direitos que são feridos, mas podemos citar que alguns dos principais são o direito a educação, a saúde e ao trabalho, que são os que são principalmente afetados.

  1. Cite 3 atitudes que podemos tomar para diminuir o bullying e melhorar o ambiente de ensino.

Podemos ensinar a respeitar as diferenças, não deixar de intervir, envolver e alertar as famílias.

  1. Cite uma situação descrita no livro que demonstra o preconceito sofrido por Charlie pelos seus colegas de trabalho em razão de sua deficiência. Na sua opinião, quais ações uma pessoa pode ter, no dia a dia, para contribuir com a diminuição do preconceito contra pessoas com deficiência?

“Eu mi diverti. Nós brincamos umas brincadeiras em que eu tinha que dançar encima do balcão do bar com a parte de cima de um abajur na cabessa e todo mundo ria.” Nesse trecho em questão os “amigos” de Charlie aproveitam de sua inocência e falta de senso para poder humilha-lo sem que ele perceba. Deveríamos ter mais empatia pelo próximo, ainda mais quando este se faz necessitado graças a uma deficiência de nascença. Se temos empatia por aqueles que nascem deficientes físicos, o mesmo deveria para os deficientes mentais. Deveriam ser feitas as devidas inclusões para facilitar o convívio na sociedade.

  1. Como Charlie se sente após conseguir atingir o auge do conhecimento e como isso afetou sua relação com as pessoas a sua volta?

Charlie demonstra uma sede insaciável por conhecimento, se demonstrando talvez a mente mais inteligente da época, mesmo que por um curto período de tempo. A relação com as pessoas a sua volta é conturbada, seus colegas de trabalho nem mesmo querem que ele fique por perto. A maior personagem afetada é sua professora e companheira Alice Kinnian, que se sente deixada pra trás pela inteligência de Charlie e excluída por sequer entender muitos assuntos que ele se refere com tanta facilidade.

  1. O que você entende por ética? Em sua opinião, seria ética a intervenção científica feita no personagem principal? Explique.

Ética é o nosso senso do certo dentro de determinadas áreas, o nosso senso de moralidade. A ética seria fundamental para que a cirurgia não ocorresse, Algernon foi o primeiro experimento animal a dar certo de forma momentânea, os cientistas não tinham certeza de nada, tanto que o próprio Charlie corrigiu parte do experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com