TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Privatização do Neoliberalismo

Por:   •  11/10/2018  •  Resenha  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O neoliberalismo apresenta em seus aspectos diversas faces associadas aos setores econômicos estatais, faremos uma breve analise sobre tais aspectos econômicos a fim de identificar o plano neoliberal.

As privatizações é um dos aspectos discutidos no plano de ação neoliberal, defensores do Estado mínimo, as ações do governo liberal pretendem diminuir ao máximo a interferência estatal na economia, desta forma setores como energia, construção rodoviária, empresas de exploração mineral entre outras deverão ser licitadas e executadas pela iniciativa privada diminuindo assim a ação estatal.

Austeridade fiscal é outro ponto importante no plano de governo neoliberal, o corte de gastos e a redução nos investimentos por parte do governo tem por objetivo a redução de custos e no raio das ações governamentais, formando assim um governo objetivo com poucos investimentos infra-estruturais.

O livre comércio é o ponto chave dos neoliberais, acreditam na auto regulação do comércio onde o governo não intervém nas importações, exportações e comércio, desta maneira, o comércio criará suas próprias regras favorecendo a livre concorrências entre produtos nacionais e importados, gerando um mercado livre com investimento privado na área do comercio.

A iniciativa privada é o grande foco do governo neoliberal que favorece a economia acreditando no interesse privado sobre as atividades econômicas produtivas em seus diversos setores. Os principais aspectos neoliberais já estão citados cabendo a quem executa formular um plano de ação onde põe em pratica tais pontos, desta forma, faremos uma leitura crítica sobre essa implantação ainda que a pratica liberal em sua síntese não seja praticada por completo identificando pontos positivos, negativos, utilizáveis e utópicos de tal sistema administrativo.

1.0 DESENVOLVIMENTO

O conceito de movimento social é gerado por um conjunto de pessoas dispostas a agir em defesa de suas ideologias baseadas na sociedade em que vivem. Essas ideologias sociológicas estão relacionadas geralmente a lutas de classes e também nos objetivos sociológicos desse movimento.

A CUT é uma central sindical, então ela representa um conjunto de sindicatos, por exemplo, sindicato de professores, jornalistas, policiais civis, etc. Logo, nós temos um conjunto de sindicatos como fora dito anteriormente, logo que a cut é a maior central sindical do Brasil e a segunda maior central sindical da américa. Bem, o objetivo da CUT é a representação dos trabalhadores que estão organizados em sindicatos, federal, confederações para luta tanto salarial e condições do trabalho quanto a luta política geral, por exemplo, em relação do pré-sal, então a Cut busca se articular com outros movimentos sociais e esses movimentos sociais fazem a luta política para que os trabalhadores e a maioria dos que não tem direito possam se expressar politicamente através desses movimentos sociais como a CUT.

Nós vivemos em um país capitalista, uma sociedade capitalista, sendo assim, há divisões sociais, onde existe as classes dominantes que são as grandes corporativas, os grandes capitalistas onde a riqueza é predominante e do outro lado há as classes oprimidas que são os sem-terra, os trabalhadores assalariados, os desempregados, dentre outros. Portanto, em cada momento da história essa luta de classes se estabelece não só no Brasil, mas também em escala mundial, pois o mundo inteiro é a base do sistema capitalista.

Em particular da América Latina, nos anos 90, ficou bem conhecida o conjunto de políticas chamadas de política neoliberal ou como muitos conhecem como neoliberalismo. Bem essa política neoliberal fora adotada, sem sua maioria, em toda américa latina nos anos 90. Sendo assim, essa ideia de política neoliberal se baseia no fato de redução ou até mesmo restrição da participação do Estado nas políticas econômicas, portanto essa ideia de “reduzir” o Estado possui o objetivo que o capital possa se expandir nos outros setores. Então, ocorre o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com