TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Sociais da Guarda Compartilhada

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

ASPECTOS SOCIAIS DA GUARDA COMPARTILHADA

É possível detectar mudanças na criação dos filhos e na estrutura familiar ao longo do tempo. Houve um tempo em que o pai era o chefe de família, e raramente ocorria uma separação de casais, mas quando isso acontecia, e agora acontece com mais frequência, os filhos ficavam com apenas um dos pais, chamada guarda unilateral. Com a mudança da sociedade e a mudança patriarcal, passou a existir mais crianças e adolescente sofrendo com a alienação parental. Nesse período surgiu a guarda compartilhada, e também a necessidade de ambos os pais participarem ativamente da vida dos filhos, dividindo as obrigações. A inclusão da guarda compartilhada na legislação brasileira foi muito bem aceita pela doutrina, sendo muito utilizada de forma preferencial nos pedidos de guarda nos dias atuais.

A guarda compartilhada tem o princípio de um relacionamento equilibrado entre os genitores, que faz com que exista um desenvolvimento integral para a sociedade futura. Após finalizar uma sociedade conjugal ou de um relacionamento de curto prazo que gerou frutos, essa espécie de guarda evita disputas que poderia, e muitas vezes afeta o pleno desenvolvimento do menor.

Todo o cuidado na relação dos pais com os filhos após a separação destes, todas as vantagens de ambos os pais têm com a divisão dos deveres e obrigações, o compartilhamento de gastos com educação, lazer, vestuário, saúde, entre outros, faz com que exista um respeito mutuo entre os pais, uma convivência harmoniosa entre ambos afetando de forma positiva os filhos que consequentemente afeta também a sociedade trazendo inúmeros benefícios.

As vantagens da guarda compartilhada são notórias, priorizando o melhor interesse dos menores, diferenciando as funções dos pais, diminuindo e prevenindo as disputas passionais pela prole, fortalecendo as relações de solidariedade e cooperação entre os genitores. Essa guarda traz a vantagem de diminuir a angustia produzida pelo sentimento de perda, diminui o stress e a revolta dos filhos, gerando maior produção na escola, os filhos tendo bons exemplos de relações parentais gera beneficio para si próprio, o que proporciona boa convivência com os papeis masculino e feminino, o que facilita também os processos de socialização e identificação do menor, a melhor comunicação entre pais e filhos auxilia na diminuição dos problemas na adolescência como gravidez indesejada e o uso de drogas, fazendo com que exista uma sociedade mais tranquila;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com