TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Resoluçaõ de Conflitos

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

A Oficina 2013 é um vídeo que retrata a mediação das partes Plinio e Thelma referente a um conflito envolvendo o conserto de carro da Dra. Thelma na mecânica de Plinio.

Percebe-se que o mediador é imparcial e informal, questionando como gostariam de ser chamados, dá detalhes sobre seu papel de mediador e como prosseguirá a mediação.

O mediador deixa claro que a sessão não é judicial e sim extrajudicial, sendo assim o clima fica menos tenso, entretanto, exige uma mínima severidade. Há procedimentos que são fundamentais, o mediador expõe de forma concisa e esclarecedora sobre esses aspectos que fazem parte da mediação.

Um detalhe muito importante a ser falado é que tudo que disserem na sessão possui caráter confidencial, ou seja, se por acaso as partes decidirem levar o conflito para a esfera judicial, nada do que foi falado poderá ser utilizado como prova, bem como o mediador não poderá ser testemunha.

Fica claro que quando se inicia a sessão individual, a principal tarefa do neutro naquele momento é entender quais pontos são mais delicados para s partes, como também, de empenhar-se para fazer que as partes percebam onde cada uma errou no momento do desentendimento.

Durante suas sessões individuais o mediado foi totalmente imparcial, verificando o que conflitua cada parte, pontuando para o outro o que poderia ter sido diferente para que no futuro a divergência não volte a ocorrer.

Após perceber que as partes estão conflituando pela falta de comunicação e não por valores do serviço, o mediador vai a fundo neste assunto para elucidar tanto o Plinio quanto para Dra. Thelma como um gostaria que o outro tivesse agido e, só após esses esclarecimentos, o mediador passou a discutir valores.

O mediador silazila para as partes os principais aspectos sobre a insatisfação e solicita a explanação dos valores dos serviços prestados pelo Plinio, alcançando, enfim, um acordo entre as partes sobre o pagamento dos valores e sobre os serviços prestados.

Por fim, o mediador leva o acordo á termo e retorna para colher as assinaturas das partes interessadas para prosseguir com a homologação do acordo pelo Juiz.

Concluo que a todo momento o mediador agiu da forma mais tranquila e imparcial possível, sempre buscando demonstrar para as partes as formas mais simples de resolução do conflito sem que houvesse a necessidade de levar a esfera judicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com