TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Resíduos sólidos (realizada em 07/03/2017)

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO AMBIENTAL

Atividade Resíduos sólidos (realizada em 07/03/2017)

  1. Na sua opinião, seria a cooperativa o meio mais eficiente de implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Resposta: A politica de resíduos sólidos prevê vários instrumentos que possibilitam o enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Entretanto, a coleta seletiva realizada pelas cooperativas são, de fato, um dos meios mais eficientes de gerenciamento dos resíduos sólidos, haja vista que além de promoverem uma solução para a não contaminação do meio ambiente, ainda realizam a inclusão de indivíduos excluídos do mercado formal de trabalho.

  1. Quais as vantagens que os catadores de materiais recicláveis podem obter ao se organizarem em cooperativas ou associações?

Resposta: A reinserção ao mercado de trabalho por meio do empreendimento alternativo, geração de renda, resgate da autonomia individual. Esta autonomia consiste na participação ativa da produção. Como aduz o autor Missi, este tipo de associação não proporciona apenas uma alocação de mão-de-obra disponível, mas também resgata a autonomia de trabalho. A partir das associações ou cooperativas há uma participação direta dos seus colaboradores e garantia à democracia das decisões, já que todos possuirão voz no mercado de trabalho.

  1. Sabe-se que há várias formas de realizar a destinação final de resíduos sólidos. Cite-as e as explique.

Resposta: Os resíduos sólidos podem ser destinados aos aterros sanitários, de outra banda existem os populares lixões, a diferença primordial entre eles é que no primeiro existe a possibilidade de reaproveitar o resíduo, enquanto nos lixões há apenas a destinação final dos produtos.

Outra forma de destinação seria a incineração, na qual o lixo é incinerado por meio de caldeiras, podendo gerar gazes nocivos ao meio ambiente. A compostagem, por sua vez, é uma das formas pela qual se extrai os compostos orgânicos do lixo para seu reaproveitamento em adubo, produção de energia, etc.

Por fim, existe a reciclagem, na qual há a separação dos resíduos sólidos, a fim de reaproveitar os materiais que ainda possuem valor econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com