TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade estruturada estacio união estavel

Por:   •  30/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Estruturada 02:

  1. O que é União Estável e qual sua diferença com o Casamento?

R: A União Estável, prevista inclusive na Constituição Federal, conceitua-se como sendo a “união duradoura entre homem e mulher formadora da família, sem casamento.” Entendimento este formulado por Glanz, citado por Leite (2005). Em outras palavras, cabe-nos pormenorizar que a União Estável é a forma aceita pelo ordenamento jurídico expressamente incentivada pela constituição, diferindo-se do casamento em diversos aspectos, inclusive na falta de solenidade, para a constituição da família, nas suas inúmeras variações. Como o foco da família hoje é o afeto, e não os gêneros dos sujeitos que a formam, podemos verificar uma tendência à oficialização de tipos diversos de União Estável, inclusive de conversão desta em casamento, uma vez que esta prática é incentivada pela constituição, para que passe de sociedade de fato para ser reconhecida como entidade familiar.

  1. Uma vez que a união nunca foi constituída em documento público ou particular, pode-se afirmar que há regime de bens aplicável ao casal? Explique sua resposta e aponte seus efeitos.

R:Sim. O regime aplicável ao caso em tela é o da comunhão parcial de bens, uma vez que não foi escolhido pelo casal, vigora o que está na lei, nesse caso o Código Civil. Mesmo não havendo nenhum tipo de documento que oficialize a união, considera-se esta como sociedade de fato, onde agentes capazes comungam dos mesmos objetivos e constituem família, porém sem passar pela burocracia de reduzir a termo esta condição de relacionamento familiar. Sendo assim, o ordenamento jurídico impõe um regime que beneficie ambos os companheiros, pois será dividido em partes iguais todo o patrimônio adquirido na constância do casamento, inclusive os que foram adquiridos com proventos de um único companheiro, o que irá se juntar com todo o patrimônio do casal. Para evitar serem atingidos por este regime de bens basta os companheiros oficializarem a união estável, escolhendo entre as espécies existentes de regime, caso contrário, serão submetidos à lei.

  1. Com a morte de Lorena, Guilherme terá algum direito sobre os bens por ela deixados? Explique sua resposta.

R:Guilherme terá direito à 50% de tudo que o casal constituiu, inclusive do bem que foi comprado por Lorena em 2005, pois apesar de ter alienado um bem anteriormente adquirido (casa de Florianópolis)para comprar uma casa para viver com a família (em Curitiba), este imóvel entra no montante patrimonial que abrange o carro que o companheiro comprou e a casa da família, que advém da união entre Guilherme e Lorena, sendo assim, ficando viúvo, Guilherme ficará com 50%, e seus filhos com 25% cada, perfazendo o total de 100% do patrimônio do casal.

  1. O sistema de sucessão estabelecido pelo Código Civil de 2002 para a União Estável é viável? Explique sua resposta apontando vantagens e desvantagens.

R:O disposto no artigo 1.790/C.C. traz muita polêmica, uma vez que prejudicou consideravelmente o companheiro(a): na concorrência com os descendentes só do autor da herança, hipótese que lhe assistirá apenas metade do que couber a estes. Outro prejuízo considerável também é em caso de concorrência com outros parentes sucessíveis, em que levará apenas um terço da herança.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com