TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade prática supervisionada

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3.

Tema: Invalidade do negócio jurídico: anulabilidade.

Registro: 2012.0000339566

No caso o autor adquiriu em 29.03.04 um veículo Audi a3, de Marcelo Vilares Fonseca que estava no nome de Gilson Carlos Ribeiro antigo proprietário, quando foi transferir o veículo para seu nome, descobriu que havia um gravame de alienação fiduciária feita pela empresa BV- financeira no nome de Wagner, o que não permitiu o renegocia mento do carro. O có-reu Wagner deixou um veículo Mercedes bens na revendedora espada veículos Ltda., para ser alienado, como houve dificuldade para negociação o lojista sugeriu que ele refinanciasse o veículo com a BV financeira, esta que aceitou o financiamento, O có-reu preencheu os documentos necessários para a financeira, porém nunca recebeu o dinheiro e obteve a informação que o financiamento teria sido negado. Até que teve conhecimento de que a sua documentação foi usada de maneira indevida, em razão de uma ação de busca e apreensão e como objeto o veículo Audi A3, o qual nunca foi adquirido por Wagner.

Órgão julgador: 27ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A decisão tomada: Foi reconhecido que houve uma fraude envolvendo os réus, anulando a venda e permitindo que o veículo retorne para o nome de Gilson Carlos Ribeiro, permitindo que o autor o transfira para seu próprio nome.

As Razões para a manutenção da decisão foram as de que ficou evidente que a  BV financeira foi negligente ao liberar um financiamento a alguém que não assinou o adquirente do veículo, que não houve reconhecimento de firma, e nem valor na proposta, consta ainda outra suposta transferência do veículo feita por Gilson para uma revendedora de nome número 1 automóveis Ltda., e a financeira ainda apresentou um documento que revela que foi feita uma transferência do valor supostamente financiado para outra empresa de nome Spedcar Comercio de veículos Ltda.

Para o grupo, a decisão de anulação do contrato foi correta tendo em vista que o co-réu não adquiriu o veículo, não recebeu o valor de financiamento, teve o veículo em busca apreensão e seu nome colocado no cadastro de inadimplentes, não seria justo que o mesmo tivesse que pagar a indenização por um ato que foi de inteira culpa da financeira que agiu de forma irregular e negligente. Ficou de fato comprovado a invalidade do negócio jurídico, com base no Art. 178 do cc, já que houve uma fraude contra os credores.  

ETAPA 4

Tema: Prova: conceitos e meios de prova.

Agravo de instrumento Nº 459.230 - SC (2002/0076887-3)

No Caso, foi dada entrada no agravo pois houve apelação da parte contrária pedindo para não reconhecer o tempo de serviço anterior aos 14 anos da autora, pedindo assim 20% de adicional de insalubridade, e afastar a decisão do INSS em concessão de aposentadoria mantendo apenas averbações relativas ao tempo de serviço, tendo em vista que foram apresentadas provas testemunhais e documentais nos autos alegando que a análise fugiria a pretensão recursal ao âmbito do recurso especial. Alegando que as provas trazidas aos autos do processo era documentos de terceiros no caso os pais da autora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com