TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de Direito do Trabalho

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno(a): Luisa Epifânia Pimenta Campos      R.A: 11614498        

Turma 6n2/Noite

QUESTÕES:

  1. Esboce uma comparação entre a regulamentação da terceirização lícita de mão-de-obra antes e depois da reforma trabalhista.

A terceirização ilícita antes da reforma trabalhista era a que ocorria na atividade-fim da tomadora, ou, ainda, nas hipóteses em que restasse configurada a subordinação estrutural do tomador de serviços com o trabalhador. Com a reforma trabalhista, a Lei 13.467/2017, considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução.

  1. Explicite as hipóteses de responsabilidade solidária entre tomador de mão-de-obra terceirizada e empresa prestadora de serviços.

A responsabilidade será solidária quando em uma mesma obrigação houver mais de um responsável pelo seu cumprimento.

Assim, estando diante de uma situação na qual a responsabilidade é solidária, poderá o credor exigir o cumprimento da responsabilidade de ambos os devedores ou de apenas um deles, cabendo àquele que cumprir a obrigação o direito de regresso contra o devedor solidário.

A CLT, em seu art. 455, traz um exemplo de responsabilidade solidária:

Consolidação das Leis do Trabalho

Art. 455 - Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo, todavia, aos empregados, o direito de reclamação contra o empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigações por parte do primeiro.

Nesse caso, tanto o subempreiteiro quanto o empreiteiro principal responderão diretamente pelas obrigações oriundas do contrato de trabalho celebrado. Por último, devemos saber que a responsabilidade solidária não se presume, sempre resultará da vontade expressa das partes ou da lei.

• Exceção: a Administração Pública terá responsabilidade subsidiária se ficar demonstrada a sua culpa "in vigilando", ou seja, somente será responsabilidade se ficar comprovado que o Poder Público deixou de fiscalizar se a empresa estava cumprindo pontualmente suas obrigações trabalhistas, fiscais e comerciais.

Assim, para o TST, a Administração Pública deveria ter o dever de fiscalizar se a empresa contratada (prestadora dos serviços) está cumprindo fielmente seus encargos trabalhistas, fiscais e comerciais. Se houve fiscalização, não haveria responsabilidade subsidiária do Poder Público em caso de inadimplemento. Se não houve fiscalização, o Poder Público deveria responder subsidiariamente pelas dívidas deixadas pela empresa, considerando que houve culpa "in vigilando".

  1. O que diferencia um trabalhador diarista de um empregado doméstico?

O empregado doméstico são pessoas que prestam serviço a uma pessoa ou família, de forma continua, subordinada, onerosa e pessoal, só sentido de que o labor não pode ser prestado por terceiro e sim, pelo próprio contratado.  Ao contrário das diaristas, as empregadas domésticas possuem diversos direitos trabalhistas, como, salário mínimo, hora extra, jornada de trabalho, banco de horas, férias, 13º salário, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com