TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE COBRANÇA DE CHEQUE PRESCRITO

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

MM. JUÍZO DE DIREITO DA 2º VARA CÍVEL DA COMARCA DE PAU DOS FERROS – RN

PROCESSO Nº: 0000000-00.0000.0.00.0000

PASQUALIANO OLIVEIRA DA SILVA, brasileiro, casado, engenheiro, portador da carteira de identidade RG nº 000000, e inscrito no CPF sob nº 000.000.000-00, residente e domiciliado na rua 1, nº 0, bairro Boa Viagem, CEP 00000-000, município de Alexandria, estado do Rio Grande do Norte, por seu advogado OAB/RN: 000.001, que este subscreve e devidamente a representa, conforme constituído na forma do incluso instrumento de mandato em anexo, com escritório na Rua Princesa Isabel, 12, centro, Doutor Severiano/RN, CEP: 59.910-000, em nome de quem e para onde requer-se que sejam remetidas todas e quais quer notificações, vem, respeitosamente, com fulcro no art. 308 da lei 13.105/2015 à presença de Vossa Excelência, tempestivamente, propor

AÇÃO DE COBRANÇA DE CHEQUE PRESCRITO

em face de JOÃO DOS SANTOS, brasileiro, solteiro, comerciante, portador da carteira de identidade RG nº 0000-0000, e inscrito no CPF sob nº 000 000 000-00, residente e domiciliado na rua 4, nº 1, bairro do pina, CEP 00000-000, município de Pau dos Ferros, estado do Rio Grande do Norte. 

I – DOS FATOS

O autor é credor da quantia de R$ 30.000,00 (trinta mil), representada pelo cheque em anexo, que foi emitido por João dos Santos para pagamento de veiculo de propriedade de Pasqualino. Ocorre que o referido cheque foi devolvido em razão da ausência de provisão de fundos e atualmente já se encontra prescrito.

Ocorre que, para evitar o adimplemento da obrigação, João vem dilapidando seu patrimônio, como demonstram os recortes jornalísticos em anexo, dos quais se extraí a informação de que o devedor vem anunciando a venda de seus bens, por preços inferiores ao mercado, o que, se for consumado, acarretará prejuízo irremediável a Pasqualino. Além dos recortes jornalísticos em anexo, tem-se como prova documental a apresentação de algumas certidões fornecidas pelos cartórios de imóveis da capital, informando que os bens oferecidos à venda nos jornais de grande circulação são os únicos de propriedade de João.

Diante disso foi proposto neste juízo uma tutela provisória cautelar, inaudita altera partes, pedindo o arresto dos bens do devedor com o intuído de preservar o credito do autor, tal tutela já fora concedida.

Ocorre que atualmente o cheque se encontra prescrito e conforme circunstâncias aqui se preze, Pasqualiano como credor de João dos Santos, quer obter êxito da sua dívida, sendo a mesma satisfeita/adimplida.

II – DO DIREITO

A emissão ou a transferência do cheque não exclui a ação fundada na relação causal, feita a prova do não- pagamento, como descreve art. 62, L7357. Onde pretende solucionar o problema da prescrição da prestação de cobrança de dívida liquida constante no cheque.

Logo, constata-se que a inadimplência do réu revida, por si só, as condições para ajuizamento da apresentação, de tipicamente relativos a títulos de credito.

Solidificado no seu direito de cobrança o autor na pessoa de Pasqualiano de Oliveira da Silva, credor de João dos Santos, perante todas as circunstâncias fáticas expostas acima, com fundamento

legal no art. 300 da lei 13.105/2015, uma vez demostrado todos os elementos que evidenciam a probabilidade risco do direito do autor e o perigo da demora do processo, fumus boni iuris e o periculum in mora, sendo que se João dos Santos conseguir vender todos os seus bens, o seu credor Pasqualiano de Oliveira da Silva, não terá como ter sua dívida satisfeita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com