TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE DIVÓRCIO CONSENSUAL

Por:   •  2/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

AO DOUTO JUÍZO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE UBERLÂNDIA-MG

João Soares Dias, brasileiro, professor universitário, portador do RG nº SSP/MG 10.110-110, inscrito no CPF nº 110.110.110-10, casado em comunhão parcial de bens com Maria Carvalho Oliveira Dias, brasileira, Digital Influencer, portadora do RG nº 20.220-220, inscrita no CPF nº 220.220.220-20, residentes e domiciliados à rua do Consenso, nº07, bairro Pacífico, CEP 38-800.300 em Uberlândia-MG, ambos representados por sua procuradora devidamente habilitada em procuração anexa, vêm respeitosamente, requerer

AÇÃO DE DIVÓRCIO CONSENSUAL

pelas razões fáticas e fundamentos jurídicos a seguir expostos.

1. DOS FATOS

        João Soares Dias e Maria Carvalho Oliveira Dias se casaram civilmente sob o regime da comunhão parcial de bens em 13/06/2008, conforme consta na cópia de Certidão de Casamento, emitida pelo Oficial de Registro das Pessoas Naturais, lavrada no livro 13, fls. 222 e verso, sob o nº 24, do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais – Sede, em Uberlândia-MG, anexa aos autos.

        Durante a união, os requerentes constituíram bens comuns e conceberam um filho, João Soares Dias Junior, absolutamente incapaz, nascido em 20/10/2012, conforme Certidão de Nascimento emitida pelo Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, lavrada no livro 60, fls. 540 e verso, sob o nº 38, do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais – Sede, em Uberlândia-MG, anexa aos autos.

        No entanto, devido ao desgaste do relacionamento, os requerentes encontram-se separados de fato desde fevereiro de 2019, e não havendo qualquer chance de reconciliação, ambos chegaram à decisão de que é melhor dissolver o vínculo conjugal.

        Por se tratar de uma anuência comum, decidiram conjuntamente os termos e a partilha dos bens, motivo pelo qual pleiteiam a esse juízo a oficialização do divórcio consensual e, solicitam, respeitosamente, que seja decretado o mais breve possível.

 

2. DO DIREITO

O divórcio é permitido no ordenamento jurídico sem qualquer pré-requisito para ser oficializado, bastando apenas a vontade unilateral de qualquer dos cônjuges ou a vontade de ambos, sendo assim, é um direito expresso na Constituição Federal Brasileira desde 2010, em seu artigo 226º, §6º:

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

§ 6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 66, de 2010)  

Ademais, o Código Civil, prevê em seu artigo 1.571º, inciso IV, dentro do Capítulo X – Da Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal:

Art. 1.571. A sociedade conjugal termina:

IV - pelo divórcio.

E, por fim, o Código de Processo Civil, nos traz o que deverá constar na petição de divórcio consensual:

Art. 731. A homologação do divórcio ou da separação consensuais, observados os requisitos legais, poderá ser requerida em petição assinada por ambos os cônjuges, da qual constarão:

I - as disposições relativas à descrição e à partilha dos bens comuns;

II - as disposições relativas à pensão alimentícia entre os cônjuges;

III - o acordo relativo à guarda dos filhos incapazes e ao regime de visitas; e

IV - o valor da contribuição para criar e educar os filhos.

Parágrafo único. Se os cônjuges não acordarem sobre a partilha dos bens, far-se-á esta depois de homologado o divórcio, na forma estabelecida nos arts. 647 a 658.

Nesse sentido, os requerentes manifestam a esse juízo a intenção inequívoca de divorciarem-se consensualmente, dentro do direito amparado no ordenamento jurídico e nas seguintes condições:

2.1. DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO

        Nos termos do artigo 319º, inciso VII, do Código de Processo Civil, ambos os requerentes dispensam a audiência de conciliação, haja vista que já entraram em consenso sobre os termos do divórcio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com