TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CÍVEL DA COMARCA DE GOIÂNIA – GOIÁS.

JOANA MACHADO, brasileira, solteira, comerciante, portadora do RG de n°......, inscrita no CPF/MF sob o n°......., com endereço eletrônico........, residente e domiciliada na Rua......, Quadra......, Lote......., Setor......, em Goiânia-GO, CEP......., por seus Advogados que esta subscrevem (mandato em anexo), com escritório na Avenida Fued José Sebba, n° 1184, Jardim Goiás, Goiânia-GO, CEP 74805-100, vem à presença de Vossa Excelência propor AÇÃO DE EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA, observando-se o procedimento previsto nos artigos 824 a 909 do Código de Processo Civil, em face de FÁTIMA BERNARDES, brasileira, solteira, autônoma, portadora do RG de n°......, inscrita no CPF/MF sob o n°......., com endereço eletrônico........, residente e domiciliada na Rua......, Quadra......, Lote......., Setor......, em Goiânia-GO, CEP......., pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.

I - DOS FATOS

A Exequente é credora da quantia de R$ 7.000,00 (sete mil reais) devida pela Executada, em razão da compra e venda de peças de bijuteria, representada pela cédula de cheque anexada.

Na loja de bijuterias da Exequente, a forma de pagamento principal é no cartão de crédito. Todavia, nos casos de compra por clientes com os quais possui vínculo de confiança, é autorizado o pagamento por meio de cheque. Desse modo, por ter uma relação comercial de confiança, a Exequente permitiu que Executada emitisse cheque para pagamento das mercadorias compradas.

Entretanto, no dia 02/08/2018, data na qual apresentou o cheque ao banco para receber o referido numerário da Executada, foi-lhe devolvido o título executivo e informado pela instituição bancária a ausência de fundos para tal operação.

A Exequente por várias ocasiões tentou amigavelmente receber a quantia que lhe é devida, porém não obteve êxito. Diante desta situação, obriga-se a recorrer ao Poder Judiciário por não lhe restar alternativa para saldar o débito que lhe é devido.

II – DO DIREITO

A possibilidade de ajuizamento da presente ação é resguardada pelo artigo 786 do Código de Processo Civil, no qual preleciona que: “A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo”. Nesta seara, a obrigação não satisfeita pelo executado cumpre todos seus requisitos estruturais, razão pela qual a presente ação deve ser regularmente processada.

Além disso, o cheque emitido pela Executada possui a natureza jurídica de título executivo extrajudicial, gozando de certeza, liquidez e exigibilidade, de acordo com o artigo 784, inciso I, do Código Processo Civil:

Art. 784. São títulos executivos extrajudiciais:

I - a letra de câmbio, a nota promissória, a duplicata, a debênture e o cheque;

Ademais, em relação à qualidade do título executivo extrajudicial, o cheque emitido encontra-se hábil para a promoção de execução, uma vez que título executivo foi apresentado no dia 02/08/2018 e a ação está sendo ajuizada nesta data, ocorrendo o lapso temporal de um mês e doze dias, conforme preveem os artigos 47, inciso I, e 59, ambos da Lei n° 7.357/85:

Art . 47. Pode o portador promover a execução do cheque:

I - contra o emitente e seu avalista;

Art. 59. Prescrevem em 6 (seis) meses, contados da expiração do prazo de apresentação, a ação que o art. 47 desta Lei assegura ao portador.

Por fim, em respeito ao disposto no artigo 798, inciso I, alínea “b”, do Código de Processo Civil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com