TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE MANUTENÇÃO DE POSSE COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

Por:   •  24/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE JOAÇABA – PODER JUDICIÁRIO DE SANTA CATARINA

JOÃO DA SILVA, brasileiro, casado, produtor rural, inscrito no CPF sob o nº 000.111.222-33, e no RG sob o nº 1.234.567, tendo como endereço eletrônico: joaosilva@gmail.com, residente e domiciliado na Rua Joaquim de Sá, nº 10, por meio de seus representantes legais devidamente constituídos, com endereço profissional na Rua Getúlio Vargas, nº 2120, CEP 89600-00, nesta Comarca, onde recebe intimações, vem à presença de Vossa Excelência, propor.

AÇÃO DE MANUTENÇÃO DE POSSE COM PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

Em face de PEDRO JOSÉ SANTOS, brasileiro, casado, produtor rural, inscrito no CPF sob o nº 523.478.869-12, e no RG sob o nº 1.567.987, residente e domiciliado na Rua Joaquim de Sá, nº 11, nos termos do artigo 560 e seguintes do Código de Processo Civil.

I - DOS FATOS

O Requerente é usufrutuário e possuidor legítimo do imóvel inscrito na matricula sob o nº 94356, localizado na Rua Joaquim de Sá, nº 10, bairro interior, cidade de Joaçaba, estado de Santa Catarina, CEP 89600-000.

O Requerente é produtor rural, cultivando em parcela de sua propriedade rural Alfafa para subsistência sua e de sua família, como também para auferir renda por meio da venda desse cultivo.  Ocorre que o Requerido, que é vizinho de propriedade ao lado, este, produtor rural de gado de corte e leite, invade a propriedade do Requerente com seus animais para que estes se alimentem da grama e consequentemente da produção de alfafa.

Diante disso, ressalta-se que desde 20 de Abril de 2018, o Requerente tem sua posse turbada pelo Requerido, que tem invadido corriqueiramente sua propriedade com seus animais para alimentação, buscando-os ao final do dia. Dessa forma, atrapalhando diretamente a utilização e produção da propriedade.

FUNDAMENTOS JURÍDICOS

Tendo em vista que a turbação da posse ocorre há menos de um ano e um dia, a presente ação deve tramitar segundo o rito especial previsto no Código de Processo Civil.

O direito à manutenção de posse decorre do prescrito no artigo 1.210 do Código Civil de 2002, no que segue:

Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.

§ 1o O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse.

Frisa-se que o Requerente intentou inúmeras vezes, por meios próprios, impedir a turbação, sem, contudo, alcançar êxito.

Desse modo, para garantir que não ocorram prejuízos e novas turbações pelo Requerido da posse do Requerente, ajuizou-se a presente ação.

DOS PEDIDOS

Por todos os fatos e fundamentos expostos, requer a Vossa Excelência:

  1. A expedição do mandado liminar de manutenção de posse independente de oitiva da parte contrária, nos termos do artigo 562 do Código de Processo Civil;
  2. A citação da ré para que, se quiser, conteste em cinco dias, conforme o Artigo 564 do Código de Processo Civil;
  3. A condenação da ré ao pagamento de custas processual e honorário advocatício;
  4. O Estabelecimento de multa no valor de R$ 10.000,00 em caso de nova turbação, nos termos do inciso I do parágrafo único do artigo 555 do Código de Processo Civil;
  5. A produção de todos os meios de prova admitidos, caso se entenda pela necessidade de juntar aos autos novas provas.

Dá-se a causa o valor de R$ 100.000,00, correspondente ao valor do bem imóvel, conforme o inciso VIII do artigo 292 do Código de Processo Civil.

Termos em que se pede deferimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com