TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA c/c DANOS MORAIS

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.424 Palavras (18 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 18

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO RIO DE JANEIRO - RJ.

Segue a sentença com a condenação do indébito.

Processo : 0044446-79.2016.8.19.0210 Distribuído em: 12/12/2016 Classe/Assunto: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário - Dano Moral Outros - Cdc Autor: EDNA XAVIER VELOSO Advogado: EDILSON XAVIER VELOSO (RJ204563) Réu: BANCO BRADESCO CARTÕES S/A Advogado: CARLOS EDUARDO CAVALCANTE RAMOS (RJ111030) Audiência : Instrução e Julgamento Data da Audiência : 03/04/2017 ASSENTADA Ao 03° dia do mês de abril do ano de 2017, na sala de Audiência, no XI Juizado Especial da Leopoldina, nesta comarca, onde se encontra presente o Mm. Juiz de Direito, Dr. JOÃO MARCOS DE CASTELLO BRANCO FANTINATO. Aberta a audiência, feito o pregão, presente a parte autora, acompanhado (a) de seu patrono (a) ( Dr. (a) , OAB-RJ sob n° ) e o réu na pessoa de seu preposto, conforme carta de preposição apresentada, e seu patrono. Pelo Juiz foi proferida a seguinte sentença: Relata a autora que possui cartão de crédito da ré há muito tempo, mas, quando foi realizar uma compra, verificou que o mesmo estava cancelado. Requer assim o ressarcimento dos danos morais e a devolução da anuidade de cartão que pagou mesmo o cartão estando cancelado. A ré em seu turno, pugna pela improcedência do pedido. Assiste, porém, razão à autora. A ré, apresenta contestação genérica e não justifica a razão de o cartão da autora estar cancelado, nem invoca qualquer débito. Assim, deve a ré reativar o cartão, devolver em dobro a mencionada anuidade do cartão e ressarcir os danos morais com o transtorno. ISSO POSTO, PROCEDENTE o pedido, para condenar a ré a reativar o cartão da autora em até 5 dias sob pena de multa diária de R$ 100,00, além de devolver em dobro a anuidade citada, corrigida desde o desembolso e com juros de mora desde a citação. Pagará ainda danos morais de R$ 1.500,00, corrigidos a partir desta data e com juros de mora desde a citação. Sem custas nem honorários. Joao Marcos de Castello Branco Fantinato Juiz de Direito        

        

EDNA XAVIER VELOSO, brasileira,casada, do lar, portadora da C.I. nº09.373.375-6, expedida pelo IFP/RJ em 14/11/1989, inscrito no CPF sob o nº 033.579.957-43, filha de Maria Noemia da Costa Veloso, residente e domiciliada na Rua Alberto Nepomuceno, nº 139, Ramos,Rio de Janeiro/RJ, CEP: 21030-731, por seu advogado infra assinado (procuração anexa), vem mui respeitosamente, perante Vossa Excelência propor:

AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DETUTELA DE URGÊNCIA c/c DANOSMORAIS

em face daBANCO BRADESCO CARTÕES S/A, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 59438325/0001-01, com sede na Cidade de Deus - Vila Yara, Osasco/SP,CEP: 06.029-900, pelas razões de fato e de direito que passa a expor:

REQUERIMENTO INICIAL - da Concessão do Beneficio da Assistência Judiciária Gratuita, amparada na lei 1060-50, e demais legislações posteriores. Não podendo suportar as custa judiciais, nem os honorários advocatícios.

DA TUTELA DE URGÊNCIA

A autora demonstra através do comprovante do cartão com o número em anexo, que existe a relação contratual entre as partes desde 08/1999 com cartão válido até 08/2019, desta forma, faz-se necessário a concessão de tutela antecipada para restabelecimento do serviço (desbloqueio do cartão), assim como originalmente contratado, a fim de interromper a lesão ao consumidor. É certo quepor decisão própria ou qualquer tipo de pressão, a instituição bancária não pode movimentar ou realizar qualquer tipo de ação ou transação na conta do cliente, pois deve ter a autorização do mesmo, e isso inclui o BLOQUEIO DO CARTÃO.

Outrossim, O bloqueio do cartão se deu de forma unilateral, mesmo estando a autora em dia com a ré, pois a fatura paga, é o comprovante (anexo).

Conforme estabelece o artigo 300 do Código de Processo Civil de 2015, onde dispõe que o juiz poderá, quando requerido pela parte, conceder a tutela de urgência liminarmente, desde que haja prova inequívoca da verossimilhança das alegações (ou sendo relevante o fundamento da demanda) e haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação (receio de perpetuar a abusividade até o provimento final). No reconhecimento da doutrina, a verossimilhança das alegações significa o elevado grau de probabilidade da versão apresentada pela autora. No que concerne à verossimilhança da alegação, com existência de prova inequívoca(pagamento da fatura em dia – anexo), cumpre ressaltar que a questão é puramente de direito, haja vista que a atitude da Ré se deu de forma unilateral, se não modificada, provoca continuidade à lesão que sofre a Autora.

periculum in mora consiste no fato que o cancelamento do cartão/bloqueio é como se fosse para a autora uma inscrição indevida no SPC que trazem danos de ordem moral in reipsa, eis que macula tanto a honra quanto a imagem da promovente, imputando à sua pessoa injusta inidoneidade moral e financeira (abalo no crédito) perante o mercado. Nesse contexto, não é viável a espera do trânsito em julgado do processo. Nesse sentido:

É certo que no caso há uma relação de consumo, vez a Autora estar em dia com seu cartão (anexo),a autora estar privada do produto (cartão) que contratou, assim prolongará seu constrangimento e abalo psicológico durante o decorrer dessa demanda. A conta paga do cartão de crédito (anexo),demonstram o vínculo contratual entre as partes, assim como o abuso da Ré em bloquear o cartão da autora sem ao menos notifica-la, demonstrando assim a verossimilhança das suas alegações, o que comprova o direito da Autora, desta forma resta demonstrado o Fumus Boni Iuris assim como o Periculum In Mora.

AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO. RESPONSABILIDADE CIVIL. NEGATIVAÇÃO EM CADASTROS DE INADIMPLENTES. QUANTUM INDENIZATÓRIO. RAZOABILIDADE. DECISÃO AGRAVADA MANTIDA. IMPROVIMENTO.

1.- “Nos casos de protesto indevido de título ou inscrição irregular em cadastros de inadimplentes, o dano moral se configura in reipsa, isto é, prescinde de prova, ainda que a prejudicada seja pessoa jurídica.” (REsp 1059663/MS, Rel. Min. NANCY ANDRIGHI, DJe 17/12/2008).

2.- A intervenção do STJ, Corte de caráter nacional, destinada a firmar interpretação geral do Direito Federal para todo o país e não para a revisão de questões de interesse individual, no caso de questionamento do valor fixado para o dano moral, somente é admissível quando o valor fixado pelo Tribunal de origem, cumprindo o duplo grau de jurisdição, se mostre teratólogico, por irrisório ou abusivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (316.7 Kb)   docx (415.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com