TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS

Por:   •  12/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO ___ JUIZADO ESPECIAL DO FÓRUM REGIONAL DE JACAREPAGUÁ DA COMARCA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – RJ

    DOUGLAS DOS SANTOS MONTEIRO BATISTA, brasileiro, casado, design gráfico, portador da cédula de identidade nº: 21.892.035-3, inscrito no CPF sob o nº: 136.484.827-93, residente e domiciliado na Rua Carlos Palut, nº: 207, bloco: 06, apartamento: 503, Taquara, na Cidade do Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22710-310, endereço eletrônico: contato@pearblue.com.br, vem respeitosamente por sua advogada, in fine assinada, instrumento de procuração em anexo, sob fundamento nos artigos 5º, incisos V e X da Constituição Federal, artigo 3º, inciso I da lei 9.099/95, artigos 389, 186, 927,  do Código Civil e demais dispositivos legais aplicáveis a espécie, propor a presente:

AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS MATERIAIS E MORAIS

 

    Pelo rito da lei 9.099/95, contra FM IMPRESSOS PERSONALIZADOS LTDA (tendo como nome fantasia PRINTI), pessoa jurídica de Direito Privado, inscrita no CNPJ: 13.555.994/0001-54, que deve ser citada no endereço na Av. Cardeal Santiago Luiz Copello, nº: 221, Galpão 3, CEP: 05.308-000, Vila Ribeiro de Barros, São Paulo – SP, pelos fatos e fundamentos jurídicos expostos a seguir:

I – DO DIREITO A GRATUIDADE DE JUSTIÇA:

    Afirma, nos termos da lei, que o demandante não possui condição de arcar com as custas processuais e honorários de advogado sem prejuízo do seu próprio sustento e de seus familiares, razão pela qual faz jus à GRATUIDADE DE JUSTIÇA, nos termos do art. 98 e seguintes do CPC c/c art. 5º, LXXVII da CF.

II – DOS FATOS

    O Autor é técnico de design, trabalha no desenvolvimento do marketing empresarial. Em um mercado competitivo e tem como objetivo a competência no serviço e pontualidade nas entregas.

  No mês de abril o Demandante foi contratato para criação e impressão de 27 Cardápios de uma Hamburgueria que seria inaugurada no dia 18 de maio de 2018.

   Ocorre que, após criar toda a parte de design, no dia 06 de maio de 2018 o Demandante contratou os serviços gráficos da PRINTI para impressão dos 27 cardápios Personalizados, totalizando um valor de R$: 148,19 (cento e quarenta e oito reais e dezenove centavos). A Ré deu o prazo de entrega até o dia 17 de maio de 2018. (Pedido de nº: 1027601).

     Findo o prazo de entrega dos produtos, estes não foram entregues. Inconformado, o Contratante entrou em contato com Ré e foi atendido pela funcionária Tamires a qual informou que aconteceu um problema técnico com o pedido do Autor, porém garantiu que a empresa entregaria o produto com urgência, até o dia 24 de maio.

     Não restando outra possibilidade, o Autor teve que criar outro cardápio mais simples e imprimir em outra gráfica mais próxima. Em anexo o comprovante desta compra no valor de R$: 60,00 (sessenta reais).

    Como os cardápios não estavam prontos no dia da inauguração da Hamburgueria o Demandante teve de entregar os cardápios secundários para este evento.

    Contudo, comprometeu-se a entregar os produtos no máximo até o dia 24 de maio, prazo que a gráfica garantiu a chegada do produto.

    Para se resguardar o Autor dois dias antes de findar o segundo prazo ligou novamente para empresa e teve a informação que seu produto já estava na impressão e seria entregue até o prazo.

    Ocorre que no dia 24 de maio, o prazo não foi cumprido novamente. Transtornado, o Contratante ligou novamente para empresa e na ligação foi informado que seu produto ainda encontrava-se na impressão. (Protocolo: 173358100)

    Como o Autor garantiu ao Responsável da hamburgueria que os cardápios iriam ser entregues nessa data, mas não podia cumprir com a palavra, ficou sem saber o que fazer.

    Não obstante, o Destinatário final dos cardápios entrou em contato com o Autor pelo whatsapp reclamando o descompromisso na entrega do produto, demonstrando total inconformismo com o Autor e seus serviços. (Conversa anexada).

   Apesar de todo desgaste, o Demandante só conseguiu entregar os cardápios no dia 29 de maio de 2018, dia que chegou o produto enviado pela Ré. Entretanto sua credibilidade e imagem ficaram sensibilizadas pelo descaso na entrega dos produtos pela Demandada.

     Ante tais fatos, outro caminho não restou ao Demandante senão a busca da tutela jurisdicional, para ver, enfim, assegurado os seus direitos básicos.

III – DO DIREITO

Na relação jurídica contratual, a parte que não cumprir com suas obrigações contratuais terá o dever de indenizar o outro em virtude de sua inadimplência. E a obrigação de indenizar só aparece quando um dos contratantes não adimplir parte ou todo o contrato nos seus termos.

Neste modo, a legislação civil resguarda este direito no artigo 389 do C.C, que traz o seguinte verbete:

Art. 389. Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado. (grifo nosso).

Conforme exposto no caso, a Contratada deixou de cumprir a obrigação por duas vezes, acarretando enorme dano a imagem do autor como também comprometendo à seriedade dos seus serviços, pois nestes dois dias aprazados para entrega do produto, o Contratante se comprometeu com seu cliente de entregar-lhe os cardápios nesses dias. Assim, atingindo negativamente sua imagem como um bom prestador de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com