TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS NO RITO SUMÁRIO

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DA FAZENDA PÚBLICA ESTADUAL DE GOIÂNIA - GOIÁS


                       AURÉLIA, brasileira, solteira, estudante, portadora do documento de identidade n. _______ e inscrita no CPF sob o n. __________, domiciliada na cidade de Anápolis, no endereço ________________________, representada por seus advogados, vem, respeitosamente perante Vossa excelência, propor através do rito sumário, com fulcro no Art. 275, II, d, do Código de Processo Civil:



AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS NO RITO SUMÁRIO

Em Face Fazenda Publica Estadual, pessoa de direito publico, representada na pessoa do procurador(a) _____________________, com sede _______________________.

DOS FATOS

A autora dirigia seu automóvel marca ____, modelo ____, ano ____, pela Avenida república do Líbano, nesta capital, quando o veículo da Polícia Militar, em alta velocidade, abalroou seu veículo, atirando-o contra o poste, deixando o automóvel da Autora completamente destruído e sem possibilidade de conserto.


                                     Devido irresponsável conduta do condutor do veículo – soldado Gilberto -, Aurélia, que não possuía seguro, feriu-se no acidente e foi hospitalizada, submetendo-se a duas cirurgias corretivas no joelho, sendo necessária, ainda, uma terceira que se realizará no próximo mês.

Diante de tal transtorno, a Autora, abandonou o estágio profissional em um escritório de advocacia onde havia perspectiva para um futuro emprego de advogada. Perdendo, também, o Exame da Ordem, exatamente porque na data de sua realização estava hospitalizada.

Assim, não resta a Autora alternativa senão propor a presente ação, para tanto passa-se à apresentar os fundamentos de direito.

DO DIREITO

DO DANO MATERIAL - DANOS EMERGENTES E LUCROS CESSANTES

Analisando os danos sofridos pela parte autora, está o dano emergente, como melhor elucida Maria Helena Diniz:

“Dano emergente é o efetivo prejuízo, ou seja, a diminuição patrimonial sofrida pela vítima. Corresponde ao “déficit real e efetivo no patrimônio do lesado, isto é, concreta diminuição em sua fortuna, seja porque se depreciou o ativo, seja porque aumentou o passivo.” 

No caso em tela, deve se considerar a perda do veículo da autora, que havia sido adquirido a poucos dias, o que claramente justifica o requerimento do valor de um veículo novo.

Data máxima vênia, há que se considerar ainda o reembolso das despesas médicas havidas com a hospitalização da autora, e as despesas com as duas cirurgias sofridas, valores estes certos e determinados, não havendo, portanto, dúvida quanto ao dano material sofrido.

Assim como já relatado, a autora terá ainda que passar por uma TERCEIRA cirurgia, cujo valor também poderá ser orçado, e assim, certo e determinado.

Note-se que a autora deixou de receber salário em função da atividade profissional interrompida, o que é considerado como lucro cessante, uma vez que frustrou-se sua “expectativa de lucro”, com fulcro no artigo 402, CC.

Requer ainda, o pagamento dos 06 (seis) meses em que não poderá exercer a profissão pela perda do exame de habilitação.

Segue jurisprudência atual e notória:

ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E ESTÉTICOS. ACIDENTE DE TRÂNSITO. VIATURA OFICIAL. FALHA MECÂNICA. DEVER DE INDENIZAR. SÚMULA 7/STJ. REVISÃO DO QUANTUM INDENIZATÓRIO. IMPOSSIBILIDADE. SÚMULA 7/STJ. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO. I. O Tribunal a quo, soberano na análise do material cognitivo produzido nos autos, entendeu estarem presentes os requisitos ensejadores da reparação civil. Nesse contexto, a inversão do julgado exigiria, inequivocamente, incursão na seara fático-probatória dos autos, inviável, na via eleita, a teor do enunciado sumular 7/STJ. II. No que concerne ao valor arbitrado a título de danos morais, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidou o entendimento no sentido de que somente pode ser revisto excepcionalmente, quando irrisório ou exorbitante, em afronta aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, sob pena de ofensa ao disposto na Súmula 7 desta Corte. III. Na hipótese, o Tribunal a quo, em face das peculiaridades fáticas do caso, concluiu, notadamente "diante da intensidade do sofrimento experimentado pelo autor, que sofreu múltiplas lesões de face, fratura exposta de fêmur, lesões no braço; a gravidade do fato, e as condições do ofendido, e sob a ótica dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, entendo que o valor fixado pela sentença é justo e adequado ao caso concreto". Manteve, assim, o valor fixado em R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais), a título de reparação por danos morais e estéticos, quantum que merece ser igualmente mantido, por consentâneo com os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade e com a jurisprudência do STJ. Conclusão em contrário esbarraria no óbice da Súmula 7/STJ. Precedentes. IV. Agravo Regimental improvido.

(STJ - AgRg no AREsp: 414788 PR 2013/0352712-0, Relator: Ministra ASSUSETE MAGALHÃES, Data de Julgamento: 09/09/2014, T2 - SEGUNDA TURMA, Data de Publicação: DJe 16/09/2014)

ACIDENTE DE TRÂNSITO - AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS - DANO CAUSADO POR VIATURA OFICIAL CONDUZIDA POR AGENTE PÚBLICO EM SERVIÇO - RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO - COMPROVAÇÃO DOS DANOS - INDENIZAÇÃO DEVIDA - Aplica-se a responsabilidade objetiva do Estado quando há dano causado por viatura oficial conduzida por agente público em serviço, conforme dispõe a Constituição da República em seu artigo 37, § 6.º. O Estado responde de forma objetiva pelos danos causados por seus agentes, o que significa dizer que, comprovada a existência de nexo de causalidade entre o fato produzido por um agente do Estado no exercício de suas funções e a ocorrência de danos oriundos deste fato, o Estado responde pelo ressarcimento dos prejuízos ocasionados, independentemente da existência de culpa do ente público. A responsabilidade somente será afastada ou mitigada, mediante a comprovação, por parte do Estado, de que o evento danoso decorreu de culpa exclusiva ou concorrente da vítima, ou adveio de caso fortuito ou de força maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com