TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DECLARATÓRIA DE ENQUADRAMENTO SINDICAL

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.829 Palavras (16 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 16

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA ...... VARA DO TRABALHO DE CURITIBA, ESTADO DO PARANÁ.

KIRSTEN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MATERIAIS ELÉTRICOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 01.202.148/0001-71, com sede na Avenida Juscelino K. de Oliveira, nº 799, Bairro CIC, Curitiba, Paraná, CEP 81.280-140, por seus procuradores judiciais, infra-assinados, com escritório na Av. Vereador Toaldo Túlio, 4060, sala 8, São Braz, Curitiba, Paraná, CEP 82.300-332, onde recebem intimações e comunicações de atos processuais em geral (CPC, art. 20, inciso I), vem respeitosamente diante de Vossa Excelência para propor a presente:

AÇÃO DECLARATÓRIA DE ENQUADRAMENTO SINDICAL

COM PEDIDO LIMINAR

em face de:

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, DE MÁQUINAS, MECÂNICAS, MATERIAL ELÉTRICO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, DE AUTO PEÇAS E DE COMPONENTES E PARTES PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES DA GRANDE CURITIBA, inscrito no CNPJ nº 76.684.943/0001-42, sediada na Rua Lamenha Lins, 981, Rebouças, Curitiba, Paraná, CEP.: 80.250-020 e SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE APARELHOS DE RADIOTRANSMISSÃO, REFRIGERAÇÃO, AQUECIMENTO E TRATAMENTO DE AR, LÂMPADAS E APARELHOS DE ILUMINAÇÃO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA – SELETROAR, inscrito no CNPJ nº 82.678.012/0001-34, sediado na Rua Guararapes, 1656, Vila Izabel, Curitiba, Paraná, CEP.: 80.320-210, o que faz nos moldes estabelecidos nos arts. 932 e seguintes do Código de Processo Civil e art. 6º, § 3º, da Lei n° 7.783/89 (lei de greve), expondo, provando e requerendo o seguinte:

  1. PRELIMINARES

  1. DA LEGITIMIDADE DE PARTE DA REQUERENTE

A Autora tem legitimidade para requerer a ajuizar a presente medida, visto que está sendo alvo de pressão injustificada do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, que sequer é o legítimo representante dos empregados da empresa autora.

Exige o Sindicato Metalúrgico a manifestação da empresa acerca da pauta de reivindicações em anexo, encaminhada à empresa em 09.12.2011, temas estes, frise-se, já discutidos com o SELETROAR (sindicato legítimo representante da categoria profissional dos funcionários da empresa) quando da celebração da CCT, em anexo.

Em 13.12.2011, por volta das 07:00, o Sindicato dos Metalúrgicos compareceu à empresa requerente incitando seus empregados a aderirem ao movimento de greve, buscando assim a representatividade dos mesmos, bem como visando pressionar a empresa a responder e acatar a pauta de reivindicações encaminhada.

Ou seja, viu-se a requerente em meio a uma greve flagrantemente ilegal, incitada por Sindicato ilegítimo e, ainda, em meio a uma disputa intersindical, sendo a esta imputado todos os ônus econômicos e sociais de uma paralisação dos seus empregados, e ao mesmo tempo não possui condições de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos, ao passo que está presente dúvida razoável quanto a entidade representativa da categoria.

Repita-se que, além da ilegitimidade representativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, vê-se a empresa pressionada a responder uma pauta de reivindicações de condições e direitos já negociados na CCT firmada entre os Sindicatos das Indústrias de aparelhos elétricos, eletrônicos e similares, de aparelhos de radiotransmissão, de refrigeração, aquecimento e tratamento de ar, de lâmpadas e aparelhos elétricos de iluminação do Estado do Paraná – SINAEES e Sindicato dos trabalhadores nas indústrias de aparelhos elétricos, eletrônicos e similares, aparelhos de radiotransmissão, refrigeração, aquecimento e tratamento de ar, lâmpadas e aparelhos de iluminação de Curitiba e Região Metropolitana – SELETROAR, em anexo.

Assim, em face da disputa intersindical presente no caso em tela, e notadamente porque é esta requerente quem está sofrendo os ônus econômicos e sociais desta disputa, fica evidenciada sua legitimidade para figurar no pólo ativo da presente demanda, buscando a tutela deste Judiciário com o fim de ver declarado qual é, efetivamente, o Sindicato legitimo para representar os interesses dos empregados da ora requerente.

A teor dos artigos 8º da Constituição Federal e 516 da CLT, vige no Brasil a regra do ordenamento jurídico que prevê a UNICIDADE SINDICAL, vedando de forma expressa a representatividade por mais de um Sindicato na mesma base territorial, sendo a presente medida, portanto, o meio cabível para solucionar a controversa instaurada.

Indiscutivelmente, a decisão que deve ser tomada por esta especializada trará consequências e reflexos, tanto para a Autora quanto para os seus empregados, o que justifica e legitima a Autora a vir requerer, a declaração judicial acerca do correto enquadramento sindical, bem como a determinação da obrigação de não fazer movimentos de greve enquanto perdurar dúvida acerca da representatividade sindical, sob pena de multa diária pelo descumprimento, consoante fatos e fundamentos melhor explanados a seguir.

  1. LEGITIMIDADE DAS REQUERIDAS

Conforme brevemente delineado no tópico anterior, existe uma disputa “extrajudicial” em relação à representatividade dos empregados da Autora, por parte dos Réus, SMC e SELETROAR.

Ainda, com a apresentação de pauta de reivindicações à Autora por parte do SMC, requerendo abertura de negociação quanto aos itens relacionados.

Desta forma, a teor do artigo 46 do CPC:

Art. 46. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:

I – entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide;

...

IV – ocorrer afinidade de questões por um ponto comum de fato ou de direito;

Portanto, resta clara a necessidade da presença dos Réus em conjunto no polo passivo, formando-se ainda no caso, o chamado litisconsórcio passivo necessário nos termos do artigo 47 do CPC:

Art. 47. Há litisconsórcio necessário, quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com