TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enquadramento sindical

Por:   •  25/5/2017  •  Artigo  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Enquadramento sindical

O enquadramento sindical dos funcionários ocorre a partir dos conceitos de categoria econômica, que é a atividade econômica exercida por empresas que desenvolvem atividades idênticas a de outras empresas vinculadas à determinada entidade sindical, conforme artigo 511 da CLT. Extrai-se ainda, o enquadramento, a partir do conceito do que seja categoria profissional, o que pode ser definido a partir dos serviços prestados por determinados trabalhadores, quando os serviços forem típicos da categoria econômica a que pertence a empresa.

Nesse sentido, o enquadramento sindical se dá pelo local da prestação de serviços, tanto em relação à categoria econômica, quanto em relação à categoria profissional, sendo que os estabelecimentos empresariais sofrerão o enquadramento sindical de acordo com a base territorial em que se encontrar localizada a prestação de serviços.

Nesse sentido, pouco importará o fato dos funcionários estarem enquadrados em sindicatos outros, que abranjam territorialmente outros Municípios ou Estados, ou ainda, que a sede da empresa esteja em outra localizada em território diverso da base sindical. Ocorrendo a prestação de serviços pela empresa na base territorial em que o sindicato responsável exerça representação, independentemente de serem os trabalhadores representados por outras entidades sindicais de outras localidades, a norma coletiva a ser aplicada será a do local da prestação de serviços.

Portanto, resta claro que o enquadramento sindical não depende da vontade das partes, e ainda, que no sistema normativo brasileiro o enquadramento sindical do empregado, em regra, adota o critério da base territorial da prestação dos serviços e da atividade preponderante do empregador, salvo nos casos de categoria diferenciada (§ 3º, do artigo, 511 da CLT).

Nesse sentido, a Convenção Coletiva de Trabalho que deverá ser observada será aquela da localidade em que são os serviços prestados.

Portanto, afastada de toda e qualquer dúvida que a localização geográfica da prestação de serviços será determinante para se definir o enquadramento sindical, conclui-se que as fontes formais do direito, dentre elas, as normas coletivas a serem observadas deverão ser aquelas convencionadas e pactuadas nos instrumentos coletivos firmados entre as entidades sindicais que possuam representação na respectiva base territorial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com