TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DECLARATÓRIA DE INDIGNIDADE

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ______VARA CÍVEL DA COMARCA DE MACEIÓ/AL

PROCESSO Nº _______

IRANILDO JÚNIOR, já qualificado, nos autos da AÇÃO DECLARATÓRIA DE INDIGNIDADE  de nº_______, que lhe move IRANILDO DOS SANTOS, vem, através de seus procuradores que esta subscrevem, com escritório localizado na Rua ________, nº______, Bairro, Maceió/AL, à presença de Vossa Excelência apresentar

CONTESTAÇÃO

SÍNTESE DA INICIAL

O Requerente, resolveu formalizar um Contrato de Seguro de Vida, estabelecendo como beneficiários sua mulher e o filho Iranildo Júnior, no caso, o Requerido.

Desse modo, o Requerido ao saber que o seguro tratava-se de valiosa quantia, no caso, o montante de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) articulou a morte de seu genitor, deferindo-lhe um tiro no peito ao simular uma tentativa de assalto, conforme cópia do inquérito policial em anexo.

Para a sorte do Requerente foi prestado imediato socorro e após submeter-se a diversas cirurgias, o mesmo não veio a falecer como assim queria o Requerido.

 Com efeito, o Requerido foi preso e sentenciado culpado com sentença já transitada em julgado, a 10 anos de reclusão pela tentativa de homicídio de seu genitor, conforme cópia do processo crime que tramitou perante o d. juízo da 24ª Vara Criminal desta Comarca (doc 2).

Com isso, Iranildo dos Santos resolve propor Ação de Declaração de Indignidade em face de Iranildo Junior.

DO MÉRITO

O direito à herança nasce no momento em que se considera aberta a sucessão, sendo que a abertura da sucessão ocorre com a morte do sucedido. O Código Civil em seu artigo 1815 diz que:

“Art. 1.815. A exclusão do herdeiro ou legatário, em qualquer desses casos de indignidade, será declarada por sentença.

Parágrafo único. O direito de demandar a exclusão do herdeiro ou legatário extingue-se em quatro anos, contados da abertura da sucessão.”

Ou seja, só é possível demandar a exclusão do herdeiro após a abertura da sucessão. Com isso, observa-se também que o autor jamais poderia demandar tal ação, uma vez que ele é o hereditando, só quem teria legitimidade para requerer a declaração de indignidade seriam os interessados na herança, ou seja, outros herdeiros que estejam concorrendo com herdeiro indigno ou aqueles que possam beneficiar-se com a sua exclusão, mas somente após a morte de Iranildo dos Santos.

Ficando claro, assim, a impossibilidade jurídica do pedido, já que a Declaração de Indignidade fora interposta pelo hereditando, onde claramente, ainda encontra-se vivo.

APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO ANULATÓRIA. PRELIMINAR DE CERCEAMENTO DE DEFESA IMPROCEDENTE. RECONVENÇÃO. DECLARAÇÃO DE INDIGNIDADE. HEREDITANDO VIVO. IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO. NULIDADE DA ALTERAÇÃO SOCIETÁRIA. IMPROCEDENTE. RECURSO PARCIALMENTE PROCEDENTE. VOTAÇÃO UNÂNIME.

I Não há necessidade de produção de provas para a instrução do processo, por ser a matéria unicamente de direito, portanto não houve qualquer cerceamento ao direito de defesa do recorrente, sendo totalmente descabida tal alegação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com