TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações Possessórias

Por:   •  6/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.071 Palavras (17 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

A Constituição Federal do Brasil promulgada em 1988, assegura que todos os brasileiros tem o direito à propriedade. Tal direito está previsto no titulo II, no item “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”, CapítuloI – “Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos”, preleciona tal artigo o seguinte:

Art. 5.Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.

(...)

XXII.é garantido o direito de propriedade.

Tal garantia constitucional é prevista como direito fundamental, já que a propriedade é exteriorizada como parte da dignidade da pessoa humana. O direito da propriedade deriva da própria natureza do ser humano, faz parte de uma necessidade que todo ser vivo tem de constituir seu espaço. Pois desde jovem, temos por instinto a agregarmos para sí tudo aquilo que nos agrada, e ao ficarem mais velho acabam por amadurecer o desejo de possuir mais e mais bens, desta forma a propriedade se tornar o próprio espelho do individuo.

O Código Civil Brasileiro de 2002, no Livro III “Direito das Coisas”, Título I “Da posse”, Capítulo I Da Posse e sua Classificação, também tratou do assunto posse e propriedade no artigo 1.196, que preleciona o seguinte: “Art. 1196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.” .

Da leitura do artigo 1.196, podemos concluir que o Código Civil adotou a teoria de IHERING, haja visto que se o possuidor deverá ser aquele que age como proprietário da coisa, e exerce os poderes de domínio, a posse exterioriza-se como a propriedade.

Ao analisarmos o artigo acima podemos perceber que o legislador se preocupou em abordar a matéria, em um capitulo inteiro sobre o assunto, haja visto ser um tema bastante complexo. Para a doutrina clássica a propriedade pode ser conceituada como um poder que a pessoa tem de exercer um direito sobre a coisa, já para os doutrinadores modernos ela é o direito que a pessoa jurídica ou física ou tem de dispor, gozar, usar, e reaver este bem.

A propriedade de acordo com o artigo 186 da Constituição Federal deve ainda atender a uma função social que é cumprida quando atendido critérios pré determinados pela carta maior. Entre os critérios previsto estão o aproveitamento racional e adequado da propriedade, a utilização adequada dos recursos naturais disponíveis no meio ambiente, observar a leis que regem as relações de trabalho, além da exploração que favoreça o bem estar dos proprietários e dos trabalhadores.

O presente trabalho de conclusão de curso tem por escopo apresentar um estudo a respeito da posse x propriedade, e as suas defesas processuais frente as novas mudanças do Código de Processo Civil. Temos ainda por objetivos apresentar todas as características, os requisitos e as peculiaridades que envolve o tema posse e propriedade, e as defesas processuais frente a estas novas mudanças que estão distribuídas e dispostas de forma a solucionar dúvidas frequentes relacionadas ao tema.

As açõespossessórias são fundamentais para tratarsobre o temaposse, como o ordenamento jurídico apresenta ferramentas para essa proteção, como defender sua posse da agressão contra terceiros, e quais são elas, além de demonstrar os efeitos que são causados, e quais as consequências jurídicas no nosso meio social.

A elaboração deste trabalho não busca esgotar as discussões existentes em relação ao tema proposto, mais sim pesquisar na Lei, jurisprudência, doutrina, pontos acentuados do instituto da propriedade e da posse de um modo amplo e mais especificamente sobre as defesas possessórias frente as novas mudanças do CPC.

CAPÍTULO I - POSSE X PROPRIEDADE

1.1 A ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Existe uma grande dissensãoentre os estudiosos em relação a origem da posse em que até o presente momento não houve nenhuma conclusão nesse sentido, mas desde o período do direito romana já haviam contendas relacionada ao tema posse e propriedade, cronologicamente, a propriedade tem seu início pela posse, haja visto que a posse é o elemento que gera a propriedade.

Os relatos apresentados por estudiosos é que as primeiras civilizações tinham uma feição comunitária, ou seja seus membros não dispunham de propriedades, o que havia era o domínio de objetos comuns, individualizando tão somente certos móveis, como no casos dos índios, ao tempo da descoberta do Brasil, que dispunham a posse apenas de objetos pessoais como armas, redes, utensílios, a terra em que viviam era comum de toda a tribo.

Foi no direito romano que se encontrou os primeiros indícios da raiz histórica da propriedade. Na era romana o que predominava era um sentimento individual da propriedade, as terras que os romanos iam conquistando a partir das guerras, partes eram destinadas para edificar cidades, e outras delas era distribuídas entre os seus cidadãos. Com inúmeras vitórias seus território foi se ampliando, e cada vez mais, as extensões destinadas à abertura de novas cidades, foram se tornandoimprodutivas e deixando de ser aproveitadas.

Observando que tais terras estavam sem uma destinação, e improdutivas resolveram lotear tais espaços em pequenas porções, e as mesmas eram entregas aos cidadãos romanos que não dispunham de propriedade a título precário. Estes cidadãos tinha a concessão da terra, portanto não podiam invocar para si a propriedade. Aos proprietários, não podiam deixa-lo indefesos, e nesse aspecto criou-se procedimentos para a proteção da terras que eram concedidas, chamados de interdito possessório.

Segundo Rudolf Ihering, no seu livro Teoria Simplificada da Posse, a base da controvérsia possessória no direito romano era considerar que a posse fosse o mero exercício da propriedade. Em que a anterioridade da posse em relação a propriedade vai ser utilizada para justificar inferioridade posse em relação a propriedade. Observa que na prática a teoria de Darwin expressa uma evolução biológica dos seres superiores em relação aos inferiores, e que a posse seria o poder de fato, enquanto a propriedade o poder de direito sobre a coisa.

Outro aspecto a se observar na era romana, foique com o desaparecimento da propriedade coletiva da cidade, sobreveio a propriedade familiar, que também foi sendo aniquilada pelo fortalecimento da autoridade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com