TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullyng no Ambiente Escolar

Por:   •  6/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

1.2 Bullying no ambiente escolar da escola Tiradentes

1.1 OBJETIVOS

E a prática de atos violentos intencionais e repetidos contra uma pessoa ou grupos de pessoas que podem causar danos físicos e psicológicos as vítimas. O bullying geralmente e feito contra alguém que não consegue se defender.
Corriqueiramente as vítimas temem os agressores, seja por aparente superioridade física, intimidação ou influência sobre o meio social que está inserido.
Frequentemente o bullying acontece dentro do ambiente escolar, onde as formas de agressões entre os alunos e demais serventuários são as mais variadas, podendo acontecer em todos os níveis da fase escolar. Haja vista que a escola é um ambiente plural que aglutina pessoas dos mais diversos níveis sociais e faixa etárias.

1.2 JUSTIFICATIVA

Investir na educação é sempre proposto pelos governos democráticos como objetivo almejado para que haja condições de formar com dignidade e qualidade os indivíduos, que a escola é responsável por lançar no mercado de trabalho e, claro, no contexto de cidadania em que este se encontra. Sendo o bullying um dos fenômenos sociais que mais atrapalha o desenvolvimento de ensino e aprendizagem do individuo, o presente tema foi escolhido através de alguns debates feitos pelo grupo, buscando esclarecimentos sobre o assunto e discorrendo sobre o tema proposto analisado o bulliying no ambiente escolar  e suas consequências.

1.3 PROBLEMA

De que forma a prática do bullying afeta a vida do agressor e agredido?

1.4 HIPÓTESE

A escola e tida como espaço de socialização e interação entre os alunos, porém, uma minoria se apropria desta relação para praticar agressão física e/ou psicológica contra alguém muitas vezes pelo simples fato de não aceitar as diferenças sociais e comportamentais das pessoas.
Pode ser que o agressor seja assim por ele próprio já ter sido vítima de bullying ou por ser uma pessoa insegura e por isso necessite rebaixar os outros para se sentir superior. Os maus exemplos também podem incorrer nesta atitude, haja vista, que geralmente os jovens tendem a tratar os outros da mesma forma que seus pais ou as pessoas ao redor tratam seus semelhantes e como consequência não aprende a respeitar e conviver com as diferenças.

Dispondo destas suposições, é necessário que tanto os alunos quanto serventuários e os pais conheçam a lei de combate ao bullying para saber como podem se defender caso isso ocorra. Também é indispensável que os educadores estejam atentos quando um aluno está sendo atingido por tal fenômeno, assim como também é preciso que se identifique o agressor e agredido.

FUNDAMENTAÇÂO TEORICA

METODOLOGIA

3.1 TIPO DE ESTUDO

Este estudo baseia-se nos métodos de pesquisa qualitativa e bibliográfica, em que se deverão considerar os efeitos do bullying na qualidade da aprendizagem do aluno bem como no suporte teórico que estudiosos do assunto expuseram em contribuição ao tema.

3.2 LOCAL

A aplicação da pesquisa será feita na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá (AP), onde, por ser considerada modelo de ensino padrão para as escolas púbicas do estado, deve-se observar a ocorrência do Bullying neste ambiente, a fim de eliminá-lo e sanar as dificuldades que dele provém.

3.3 FONTE DE INFORMAÇÃO

3.3.1 Entrevistas – conversas com perguntas direcionadas aos alunos e professores da instituição a fim de detectar a ocorrência do bullying, a forma que os entrevistados lidaram com os fatos relatados (se tem preparo e informações em concordância com a lei antibullying) e como os responsáveis pela coordenação e membros do corpo docente agem mediante este fenômeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com