TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullyng No Ambiente Escolar

Por:   •  16/3/2017  •  Monografia  •  3.953 Palavras (16 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Universidade de Uberaba-UNIUB

CURSO DE PEDAGOGIA

        

 BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

        

CARIACICA – ES

2016


UNIVERSIDADE DE UBERABA

BULLYING ESCOLAR

                         

                                                                                                        Trabalho de Conclusão de Curso apresentado junto ao curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba - UNIUBE como requisito parcial de obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, Sob a orientação da Professora-tutora on-line: Elenice Irsael

 

        

CARIACICA - ES

2016


Sumário

RESUMO        1

INTRODUÇÃO        2

CAPITULO 1        3

COMPREENDENDO AS CARACTERISTICAS DO BULLYING        3

CAPITULO 2        7

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR        7

2.1. Como identificar o bullying        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

        


RESUMO

      O Bullying pode ocorre em todas as dependências da escola, como no pátio, corredores, salas de aulas e até no banheiro. Os professores têm um papel fundamental nas intervenções para identificar quem são as vítimas, agressores e expectadores do bullying no ambiente escolar. O trabalho tem o objetivo de esclarecer quem são essas pessoas que praticam e sofrem com o bullying, e como o professor pode trabalhar para que aconteça a intervenção dentro da sala de aula. Criando assim um ambiente harmonioso.

 Palavra-chave: Vitima, agressor, expectador, intervenção

        

INTRODUÇÃO

A violência no ambiente escolar, tem aumentando ao longo dos anos, o preconceito entre meninos e meninas vem se tornando frequente no cotidiano escolar, muitas vezes os pais não acompanham esta trajetória de mudanças na vida de seus filhos, e a escola vem sofrendo com estas realidades dentro das salas de aula. Sob este olhar, o objetivo geral deste trabalho é esclarecer os fatos relacionados ao Bullying Escolar. Como identificar as vítimas, agressores e espectadores, mostrando como isso acontece nas dependências da escola e como pode intervir para que não cause danos nas pessoas que sofrem por este tipo de pré-conceito. Vamos discutir o tema buscando compreender suas causas. Como educador sabemos das dificuldades do corpo administrativo, docente e dos conselhos de escolas para lidar com esses problemas assistidos e muitas vezes sem apresentar nenhuma solução. É muito fácil julgar a escola, falar que ela não resolve nada, mas sabendo que não é só dever da escola tratar das questões de violência verbal quanto à violência de fato.

O presente trabalho trata, portanto, do bullying escolar. O tema foi escolhido pelo fato de que o Bullying é hoje uma das grandes preocupações nas escolas e na sociedade, pois em todos os lugares onde se possa ir, sempre vai haver alguma pessoa que possa ter sofrido presenciado ou praticado este ato de violência. O objetivo, portanto, é contribuir para a compreensão deste fenômeno, refletindo sobre alguns de seus desdobramentos. O presente trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográfica. Foram pesquisados livros, sites e revistas que tratam sobre o Bullying Escolar. Em seguida fez-se a seleção dos fatos que são de interesse para o trabalho.

CAPITULO 1

 COMPREENDENDO AS CARACTERISTICAS DO BULLYING

 O Bullying é um fenômeno que acontece frequentemente no nosso cotidiano, seja nas redes sociais, no ambiente de trabalho e principalmente no ambiente escolar.   O Bullying é tão antigo quanto à escola, mas não é toda escola que aceita que no seu ambiente escolar aconteça o bullying.

O termo bullying é derivado de uma palavra inglesa – bullying, que traduzida significa valentão, tirano. Esse termo, normalmente, ocorre nas relações interpessoais, em que há uma relação desigual de poder, uma vez que, um lado da relação será caracterizado por alguém que está em condições de exercer o seu poder, através da intimidação, humilhação, atitudes agressivas sobre outra pessoa ou até mesmo um grupo mais fraco. (LEÃO, 2010, p. 122)

A palavra Bullying, corresponde a um conjunto de atitudes de violência física, psicológica, de caráter intencional e repetitivo, praticado por um Bully (agressor) contra uma ou mais vítimas que se encontram impossibilitadas de se defender, seja por uma questão circunstancial ou por uma desigualdade subjetiva de poder.

Segundo Calhau (2011, p.11) “Bullies”, como são chamados aqueles que praticam o Bullying, demonstram desde crianças suas habilidades de intimidação e seu poder de agressão verbal e moral, e com o passar do tempo crescem e praticam violência doméstica e o assédio moral fora das escolas, e começa a ser desenvolver no trabalho, na casa e nas ruas. Podemos perceber que existem vários tipos de brincadeiras, e o bullying é totalmente diferente de uma brincadeira inocente, ele agride o indivíduo violando assim a sua integridade física e psicológica, e ameaçando assim o direito a educação, ao desenvolvimento, a saúde, e a sobrevivência das vítimas que se sentem indefesas e traz o rebaixamento da autoestima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com