TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO

Por:   •  26/5/2021  •  Resenha  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA

ALUNO: FRANCISCO REGINALDO PAIVA DOS SANTOS

1 - Conforme o pensamento da teoria marxista do estado a fragmentação da condição antropológica gentílica dar-se-á o início do Estado com 3 fatores importantes. Aponte tais fatores e explique.

A política atribui a capacidade do homem criar diretrizes, com o intuito de organizar seu modo de vida. Fazendo menção a tudo que está vinculado ao Estado, ao governo e à administração pública com o objetivo final de administrar o patrimônio público e promover o bem público.

Classe social é um conceito que se refere à divisão socioeconômica do mundo em um sistema capitalista. Há uma hierarquia de grupos sociais, as classes, que possuem diferentes importâncias e ocupam diferentes cargos dentro da divisão social do trabalho. O sistema capitalista, vem sofrendo diferentes transformações, passando de um modelo transitório da crise do feudalismo a um complexo modelo de economia e sociedade. Tais transformações ocasionaram profundas produções e transformações socioespaciais, que, em partes, refletiram tanto as modificações nas técnicas e nos modelos produtivos quanto resguardaram em si as heranças dessa dinâmica.

2 - Descreva a importância de Lewis Morgan para a criação do sistema de parentesco.

Um dos objetos do estudo de Morgan é o parentesco. Ao analisar os índios iroqueses Lewis Morgan percebeu que havia uma lógica que determinava as relações familiares. Em sua primeira obra "Sistema de consangüinidade e afinidade" publicada no ano de 1871, irá surgir classificações ainda utilizadas na contemporaneidade: por exemplo, 'primos cruzados' e 'primos paralelos'. Os primos cruzados são filhos de irmãos de sexo diferente. Em muitas sociedades que fazem esta distinção estão ligados por uma relação de afinidade, podendo casar-se no caso de primos de sexo oposto ou a se considerar cunhados potenciais no caso de primos do mesmo sexo. Segundo Morgan, esta pesquisa proporciona a identificação de dois sistemas de parentesco: o (sistema classificatório e o sistema descritivo).

3 - Aponte os dois critérios criados por Morgan para caracterizar a evolução humana. Explique cada um deles.

De acordo com a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, Lewis Morgan determinou que as condições básicas que se pode analisar em cada estágio da história humana são, por um lado, as invenções e descobertas e, por outro lado, o surgimento das primeiras instituições.

 Dessa forma, constatam-se alguns fatos que marcavam a gradual formação e desenvolvimento de certas paixões, ideias e aspirações, comuns aos humanos em cada estágio. Estes fatos são: subsistência, governo, linguagem, família,  religião, arquitetura, Propriedade.

4 - Morgan define três fases étnicos para a sociedade humana. Quais são elas? Dê exemplos.

A selvageria teve inicio com o surgimento da raça humana, adquirindo uma dieta à base de peixes e também desenvolvendo o conhecimento e uso do fogo, chegando, por fim, à invenção do arco e flecha;

A barbárie é a fase imediatamente posterior à selvageria, tendo como característica distintiva a invenção da arte da cerâmica. A civilização, período ao qual pertencemos, tem início, conforme Morgan, com a invenção do alfabeto fonético e o uso da escrita e estende-se, como dito, até a atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com