TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COM PRIORIDADE ESTATUTO DO IDOSO

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA___VARA DE FAMÍLIA DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DA CIDADE DE MARINGÁ, ESTADO DO PARANÁ.

COM PRIORIDADE

ESTATUTO DO IDOSO

LEI: 10741/03

Vicente Souza, brasileiro, viúvo, desempregado, portador da cédula de identidade civil sob nº 0.000.000-3, inscrito no CPF/MF 000.000.000-33. Residente e domiciliado na Rua Maranhão nº 333, Jardim Alvorada, Maringá-PE, CEP 00.000-333, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu procurador judicial Iguaçu Paranaense, OAB/PR 2016, com escritório profissional em Maringá-PR, na Rua Holanda nº 100, CEP 00.000-222 e e-mail iguacuparanaense@advogado.com, conforme procuração anexa, com base no artigo 74, II, do Estatuto do Idoso, propor:

AÇÃO DE ALIMENTOS C/C ALIMENTOS PROVISÓRIOS

EM CARÁTER LIMINAR

Em face de:

Felipe Souza, brasileiro, casado, empresário, portador da cédula de identidade civil sob nº 0.000.000-1, inscrito no CPF/MF 000.000.000-11, residente e domiciliado na Avenida Tiradentes nº 111, Zona 02, Londrina-PR, CEP 00.000-111, pelos fatos e motivos que passa a expor:

I – DOS FATOS.

Vicente Souza é morador na cidade de Maringá-PR e por mais de 40 anos foi casado com Lourdes com quem viveu as alegrias e tristezas dessa união.

Grande felicidade na vida do casal foi o nascimento de seu único filho, Felipe Souza, hoje dono de uma grande rede hoteleira, morador na cidade de Londrina, neste mesmo Estado da Federação.

Hoje, com 72 anos de idade, o Sr. Vicente Souza começou a passar pelas agruras financeiras que um cidadão brasileiro passa tão logo se vê em situação de desemprego. Essa situação de vulnerabilidade e desemprego deu-se após o Sr. Vicente Souza, ter sido acometido por profundo estado de tristeza, desencadeado pela morte de sua fiel esposa e companheira nesses últimos 40 anos de sua vida.

O estado de abandono que se encontra hoje o Sr. Vicente Souza só não é pior devido à solidariedade e ajuda de vizinhos e parentes, como sua sobrinha-neta Letícia, que estão amparando esse senhor nesse triste momento de sua vida.

É com essa triste historia de abandono por parte de seu filho Felipe Souza, que o Sr. Vicente Souza vem, através deste Douto Juízo, clamar que seu Direito Constitucional de ser amparado na velhice seja positivado.

II – DA LIMINAR.

II. 1 – DOS ALIMENTOS PROVISÓRIOS.

Com fulcro no artigo 273 do Código de Processo Civil, a parte requerendo, poderá o juiz antecipar os efeitos do pretendido na inicial, qual seja; deferir o pedido de alimentos provisórios.

Como visto e comprovado, o RÉU dispõe de confortável e privilegiada situação financeira, é empresário bem sucedido, dono de rede hoteleira que goza de bastante prestigio no cenário hoteleiro nacional e internacional.

Sendo assim, Douta Excelência, é cabível no caso em tela, a fixação de valor equivalente a cinco (5) salários mínimos regional, na faixa 4, vigente no Estado do Paraná, ou a critério deste juízo, desde que não menos que R$ 4.500,00.

Nota-se, Excelência, que a demora da resolução da lide pode acarretar dano irreparável à saúde do autor, visto as dificuldades financeiras, inclusive, para suster seu alimento, que o AUTOR se encontra.

III – DA JUSTIÇA GRATUITA.

Ficou demonstrado que o AUTOR não possui a capacidade de arcar com as despesas processuais e honorárias advocatícios sem prejuízo do já combalido sustento familiar. Sendo assim, Excelência, requer o deferimento dos benefícios da gratuidade da justiça, amparado no parágrafo único, artigo 2º da LEI 1.060/50 e também na LEI 5478/68 em seu artigo 1º.

IV – DOS DIREITOS.

É bem claro, Douta Excelência, que no artigo 1.694 do Código Civil o legislador dá a possibilidade de se pedir alimentos a parentes, cônjuges e ainda companheiros, para que sejam supridas as necessidades básicas de vida, principalmente na velhice.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com