TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SURGIU OS BRICS E DEFINIÇÃO

Por:   •  12/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Alecssandro Lima

Bruna Campos

Fabiolla Martins

Mariane Grazioli

Nathalia Alessandra

Polliana Chacon

 

BRICS

ASSIS/SP

2018

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        COMO SURGIU OS BRICS E DEFINIÇÃO        4

3.        PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS        5

4.        OBJETIVO PRINCIPAL        6

5.        BRASIL        6

6.        RÚSSIA        6

7.        ÍNDIA        7

8.        CHINA        7

9.        ÁFRICA DO SUL        8

10.        CONCLUSÃO        8

11.        REFERÊCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

Muito se têm discutido a forma e os grupos econômicos no mundo. A sigla Brics nos remete a isso. Esse grande grupo econômico de países de alta proporção territorial formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se tem uma grande influência de países emergentes. São países que compartilham a mesma situação econômica e desenvolvimentos parecidos.

Além disso temos uma preocupação constante quando se fala em economia no mundo, visto que afeta os negócios internacionais.

No primeiro momento, entendia-se que o Brics não era bem-vindo pelo os Estados Unidos, pelo fato de que iria dissolver o domínio que ele tinha no mundo.

Além disso, um dos pontos importantes desse grupo seria a erradicação da pobreza, educação, preservação do meio ambiente. Por outro lado, são criados para facilitar o comercio de países membros, gerando uma economia maior entre eles e um bom crescimento econômico.

Contudo, os Brics, estão caminhando para ser um dos maiores grupos econômico do mundo, destacando a China pelo seu rápido desenvolvimento e elevada população, no qual seu crescimento no PIB gira em torno de 10% ao ano. 

  1. COMO SURGIU OS BRICS E DEFINIÇÃO

O Bric foi criado por Goldman Saсhs Jim O’Neill, em 2001, quando designou um desenvolvimento de países em desenvolvimento e atraente para investidores, com intuito de elevar a economia dessas nações.

Nessa altura os peritos não previam a união desse grupo, com intenção de acelerar a economia. Mais tarde em 2006, na “Cúpula dos Oito” teve o primeiro encontro entre Rússia, Índia e China, para tratar de negócios estrangeiros.

Dois meses depois foi realizada a primeira reunião ao nível de ministros, no qual não se discutia apenas problemas de arquitetura financeira global, como também proteção do copyright, eficácia energética, mudança do clima, segurança alimentar e o desenvolvimento de tecnologias biológicas, lutam contra a pobreza, proteção da saúde da população, problemas do capital humano e do desenvolvimento sustentável, e muitos outros.

Em 16 de junho de 2009, por iniciativa da Rússia, foi realizada a primeira reunião em nível de chefes, em Ekaterinburg, sendo um marco. No ano seguinte se realizou a reunião em Brasília, no Brasil.

         Meados de novembro de 2010, as margens do “Grupo dos Oito”, foi levantado a primeira questão de chamar a África do Sul a participar, e se juntar aos países BRIC. Em 2011, juntou-se a esse grupo econômico, no qual a China presidente, aprovou a entrada da mesma para participar, passando, contudo, a sigla BRIC, a passar- se a chamar BRICS.

A primeira cúpula com a composição renovada – III Cúpula do BRICS – teve lugar na cidade de Sanya, China nos dias 13-14 do abril de 2011. As delegações foram chefiadas por Dilma Rousseff (Brasil), Dmitri Medvedev (Rússia), Manhoman Singh (Índia), Hu Jintao (China) e Jacob Zuma (RAS). A seguinte ocorreu em New Dehli, Índia, nos dias 28-29 de março de 2012.

Em 2014, formou-se um novo ciclo de reuniões, em concordância com a parte Rússia, o Brasil foi o primeiro a assumir a presidência do ciclo, no qual se realizou em 15 - 16 de julho de 2014, na cidade de Fortaleza.

Em julho de 2018, será realizada a nova cúpula na África do sul.

Em 2014, foi estimado um PIB de superou US$ 17 trilhões, aproximando-se do PIB dos Estados Unidos.

 Atualmente, ocupam 26,46% da área total da Terra, reúnem 42,58% da população mundial e respondem por 22,53% do PIB do planeta.

  1. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Algumas características comuns destes países são:

  • Economia estabilizada recentemente;
  • Situação política estável;
  • Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação;
  • Níveis de produção e exportação em crescimento;
  • Boas reservas de recursos minerais;
  • Investimentos em setores de infraestrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas etc);
  • PIB em crescimento;
  • Índices sociais em processo de melhorias;
  • Diminuição das desigualdades sociais;
  • Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação
  • Mercados de capitais recebendo grandes investimentos estrangeiros;

  1. OBJETIVO PRINCIPAL

O objetivo principal é que os países envolvidos se articulem buscando formas de aumentar sua participação nos rumos econômicos do planeta, bem como uma maior inserção na política internacional, seja por meio de uma participação mais relevante em organismos multilaterais, seja reforçando entre si posicionamentos e parcerias comerciais e tecnológicas.

        Para se ter uma ideia do ritmo de crescimentos desses países, em 2003 os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial; em 2009, a participação do grupo passou para 14%. No ano de 2010 o PIB dos cinco países totalizou US$ 11 trilhões, ou seja, 18% da economia mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (327.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com