TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARAÇÃO DOS EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

COMPARAÇÃO DOS EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA E DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA: REVISÃO DE LITERATURA.

Maria de Macedo Farias, Raoanna Helena Marques de Albuquerque, Thaís do Carmo Lima Sousa, Thamires Caldas de Almeida, Lilian Melo de Miranda Fortaleza

RESUMO

Introdução: Segundo o Amercian College of Rheumatology (ACR), a fibromialgia (FM) é uma doença crônica, mais comum em mulheres do que em homens e que apresenta causa desconhecida. Os numerosos tratamentos para fibromialgia têm como principais objetivos a redução de tender points, o aumento da amplitude de movimento, ganho de força muscular e melhorar a qualidade de vida e do sono. Objetivo: Comparar os efeitos da aplicação da TENS e do Laser de baixa intensidade na diminuição dos sintomas em pacientes com fibromialgia.

Metodologia: Este trabalho foi elaborado a partir de uma revisão de literatura dos anos de 2010 – 2014, realizada através dos portais BVS e PUBMED Resultados: Após realizada a busca foram encontrados 119 artigos, 57 nos portais BVS e 62 na base de dados PubMed. Foram selecionados 4 da base de dados MEDLINE, 1 da base de dados PubMed através dos títulos e resumos. Conclusão: O laser então, foi eficaz atuando nos pontos dolorosos, melhorando assim a dor, a fadiga e a qualidade do sono dos pacientes com fibromialgia. A TENS também demonstrou ser eficaz, atuando de uma forma mais abrangente, apesar dos estudos não apresentarem intervenção homogênea.

INTRODUÇÃO

Segundo o Amercian College of Rheumatology (ACR), a fibromialgia (FM) é uma doença crônica, mais comum em mulheres do que em homens e que apresenta causa desconhecida, influenciada por impactos de traumas emocionais e que tem como característica a dor generalizada por pelo menos três meses, combinada com pontos dolorosos, sensíveis à palpação (CARVALHO, 2012; NOEHREN, 2015).

Outras manifestações encontradas nesses pacientes são a ansiedade, depressão, transtorno do sono, e rigidez observada em 76% deles (GARCIA, 2011). Nos transtornos do sono, o paciente geralmente relata dificuldades em adormecer, durante a noite desperta frequentemente, sono superficial, além da sensação de cansaço. (CARVALHO, 2012)

Os numerosos tratamentos para fibromialgia têm como principais objetivos a redução de tender points, o aumento da amplitude de movimento, ganho de força muscular e melhorar a qualidade de vida e do sono. (RUARO, 2014)

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma modalidade de tratamento não farmacológico que fornece estimulação elétrica através da pele e é utilizado tanto para controle de dor aguda e crônica. (DAILEY, 2013)

A terapia laser de baixa intensidade (LBI) pode ser uma opção viável para tratar doenças musculoesqueléticas, tais como fibromialgia. De várias Estudos têm demonstrado a terapia laser, na maioria casos, é eficiente (GARCIA, 2011).

OBJETIVO

Comparar os efeitos da aplicação da TENS e do Laser de baixa intensidade em pacientes com fibromialgia.

METODOLOGIA

Este trabalho foi elaborado a partir de uma revisão de literatura dos anos de 2010 – 2014, realizada através dos portais BVS e PUBMED. As palavras-chave utilizadas foram: fibromyalgia, TENS, laser therapy, low – level laser therapy, electrical stimulation. Foram selecionados apenas artigos com texto completo disponível nas bases de dados, e que apresentassem referência ao tratamento de pessoas com fibromialgia usando TENS e laser, excluindo os artigos de revisão.

RESULTADOS

Após realizada a busca foram encontrados 119 artigos, 57 nos portais BVS e 62 na base de dados PubMed. Pelos critérios de inclusão, destes, restaram 20 artigos no total e foram selecionados 4 da base de dados MEDLINE, 1 da base de dados PubMed através dos títulos e resumos.

Tabela 1: Resultados dos artigos selecionados:

AUTOR/ANO

TIPO DE ESTUDO

POPULAÇÃO

INTERVENÇÃO

RESULTADOS

RUARO et al 

2014

Estudo randomizado controlado

20 pacientes divididos em 2 grupos:

GL: 10 Pacientes

GP: 10 pacientes

Intensidade 4j/cm² com feixe de 7 s

Comprimento de onda: 670 nm

3 x por semana

4 semanas

Além da melhora dos pontos dolorosos, houve melhora nos demais sintomas de fibromialgia.

CARBONARIO et al 2013

Ensaio clínico controlado

Mulheres acima de 18, dividido em 2 grupos GT N=14

GC N=14

Exercícios aeróbicos utilizando bicicleta ergométrica sem carga durante 30’. Exercícios de alongamento. TENS no trapézio e supra-espinhal. 150 HZ,150 µs, durante 30’. Por 8 semanas e GC

Pacientes que receberam o TENS associado com exercícios aeróbicos e alongamento, apresentam melhora relevante de dor, no desempenho do trabalho, fadiga, rigidez, ansiedade e depressão, em comparação aos que não receberam TENS.

DAILEY et al 2013

Cross-over randomizado duplo-cego

43 pacientes (42F e 1M) sendo divididos em 3 grupos:

GT, GP e GC

TENS (F-100 Hz e T- 200 us durante 30 min). Realizado durante 3 meses e 1 vez por semana. Sendo aplicado na coluna (cervical, lombar) e perna

Observou-se que o grupo TENS ativa (GT) melhora os sintomas de dor e fadiga em movimento, mais não em repouso, em pacientes com fibromialgia.

MUTLU et al 2013

Prospectivo estudo randomizado

60 pacientes

30 GT / Exercício

30Grupo exercício

Cinesio aquecimento, alongamento, fortalecimento e desaquecimento durante 40’ e TENS convencional 1x ao dia 15 sessões aplicada em áreas mais dolorosas (pescoço, ombros, costas e regiões do quadril) durante 30’.

Observou que ambos os tratamentos são eficazes no alívio da dor temporária em pacientes com FM. FIQ e o SF-36 foram significativamente melhoradas pela terceira semana em ambos os grupos.

GARCIA et al 2011

Estudo experimental

31 mulheres com idade média de 50 anos divididas em dois grupos: GL e GC

Laser comprimento de onda: 905 nm + 10 nm

GL: 1º: aplicação CRD (10 min)

 2º: aplicação de laser (42 min)

GC: 1º: aplicação CRD (10 min)

2º: aplicação de laser desligado (42min)

Durante 8 semanas

A terapia a laser pode ser eficaz em reduzir alguns sintomas apresentados por pacientes com FM. O laser pode ajudar a melhorar as dificuldades com o sono e fadiga e não foi eficaz na melhora da dor.

Legenda: GL: grupo laser; GP: grupo placebo; GT: grupo TENS GC: grupo controle FIQ: Questionário de Impacto de Fibromialgia SF-36: Questionário de Qualidade de Vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (301.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com