TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENAÇÃO DA ÁREA DAS HUMANAS E CIÊNCIAS EXATAS

Por:   •  19/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.975 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE CEUMA

  1. COORDENAÇÃO DA ÁREA DAS HUMANAS E CIÊNCIAS EXATAS

CURSO DE DIREITO

ANA PAULA DA SILVA ARAÚJO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: em relação ao descarte de lixo doméstico

São Luís

2017

ANA PAULA DA SILVA ARAÚJO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: em relação ao descarte de lixo doméstico

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso da CEUMA Universidade.

Orientador: MÁRCIA VALÉRIA

São Luís

2017


  1. SUMÁRIO

1 DADOS DE INDENTIFICAÇÃO ................................................................ 3

  1. TEMA .................................................................................................... 3
  2. DELIMITAÇÃO DO TEMA ...................................................................... 3
  3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ............................................................ 3
  4. HIPÓTESE ............................................................................................ 3

2  JUSTIFICATIVA ...................................................................................... 5

3 OBJETIVOS ............................................................................................. 7

3.1 Geral ..................................................................................................... 7

3.2 Específico ............................................................................................. 7

4 REFERENCIAL TEÓRICO .......................................................................... 8

5 PROPOSTA METODOLÓGICA ................................................................ 14

   REFERÊNCIAS ........................................................................................ 15



1         DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

A autora do projeto de TCC é de ANA PAULA DA SILVA ARAÚJO, a professora orientadora Márcia Valéria e a área temática na qual a pesquisa está são de direito ambiental.

1.1 TEMA

        

Educação Ambiental: em relação ao descarte do lixo doméstico

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O foco deste projeto é o estudo sobre educação ambiental, em analisar a seriedade diante ao enfrentamento da relação dos lixos domésticos no Estado do Maranhão e um parâmetro no país sobre o descarte destes lixos. Com enfoque a educação ambiental na sociedade, fiscalização, incentivos sobre coletas e descarte de lixos domésticos, projetos socioambientais que possa haver a preservação da natureza, como a sustentabilidade do lixo doméstico.

1.3  FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O lixo doméstico é efetivamente descartado de forma correta, tendo em vista a proteção do meio ambiente pelo descarte do lixo?

1.4 HIPÓTESES

Observar a relevância sobre o a educação ambiental contemporânea realizando pontos e temáticas relevantes de atos positivos e negativos, para que se tenha a discernimento de como funciona a educação ambiental desta sociedade do século XXI o que mudou, em quesito de melhoramento, e no que pode ser ainda melhorado e mudado e, como funciona a educação ambiental nos lares, escolas e localidades públicas.

Assim como, observar a importância do Estado do Maranhão, assim como o país, em adotar uma educação ambiental mais efetiva e contínua, pois o que preza-se além de um meio ambiente adequado e melhor também são os conceitos desta preservação por parte das pessoas que a usufruem.

Seguidamente necessita-se estudar sobre o processo de descarte do lixo doméstico seu processamento de forma adequada, para que possa preservar o meio ambiente a saúde das pessoas, sobre projetos de reciclagem e alternativas renováveis quando há o descarte do lixo.

Neste projeto será preeminentemente debatido sobre a politica e do sistema estadual de educação ambiental instituído pela assembleia legislativa do Estado do Maranhão elucidar seus artigos mais relevantes para o estudo de referido tema do projeto.

E ao final haverá o aprofundamento do exame da necessidade de orientação educacional em escolas, universidades, órgão e localidades públicas sobre a conscientização do descarte adequado para o lixo doméstico, assim como meios renováveis para preservação da natureza.

2 JUSTIFICATIVA

A educação ambiental referente a destinação de lixo doméstico é um tema de grande relevância na abordagem deste projeto, pois o mesmo tem o objetivo de enfatizar sobre a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente, em razão de ser direito e dever garantido constitucionalmente pela defesa e o uso do meio saído para presentes e futura gerações.

Politicas Públicas para dissipar esta educação ambiental se faz de extremo mérito, tendo em vista que, o Estado deva ser o maior educador e salientar a propagação de conscientizar sobre o descarte do lixo, tendo o mesmo um grande papel diante da conservação da natureza.

Com isto, sendo o Estado promovedor de politicas socioambientais para que incentive a própria população, de além do conhecimento e conscientização, o empreendedorismo para que haja meios alternativos de destinação do lixo como as coletas seletivas e triagem são alguns exemplos.  

O Plano Estadual de Educação Ambiental contemplará, no mínimo, as linhas de atuação previstas no art. 15 da Lei nº 9.279/2010:

“As atividades vinculadas à Política Estadual de Educação Ambiental devem ser desenvolvidas em processos formativos, por meio das seguintes linhas de atuação inter-relacionadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (724.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com