TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORPO DE TESTE

Por:   •  13/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

  1. INTRODUÇÃO

Pequena e relevante abordagem a respeito de um dos romances mais citados do século XX, com o nome de 1984, desencadeando uma avalanche de associações mentais, como o comunismo, política, antifascimo e tortura, ganhando fama por se tratar de forma fictícia e futurista de uma das grandes mazelas contemporâneas, o totalitarismo.

Publicado inversamente proporcional em 1949 e escrito por George Orwell, o texto de Orwell veio com todo o gás para causar uma justa polêmica. 1984 é controverso, traz consigo dois dígitos finais invertidos com uma forma de dizer que a distopia descrita não era uma ameaça muito distante.

Fazendo uma pequena análise dos poderes abordados em todo o livro, o contexto atual fica impresso que o poder se transborda no quesito sobre o poder da mídia, questões da falta de liberdade e da falta de privacidade altamente impostas.  Como hoje a posição que você ocupa num campo está ligada ao poder que você possui, fica nítido que os Estados são pontos de concentração de poder no mundo, sendo assim, fazendo juz a associação de poder à política. Como também as outras formas de poder elencadas em econômico, coercitivo e simbólico. Onde o poder simbólico exemplifica que os indivíduos se servem de “capital cultural” para intervir, como exemplo as instituições religiosas que se utiliza das mídias.  

 A sociedade muda a cada instante. Todo dia se lança uma coisa nova, as notícias mudam em segundos. O poder de influência das massas contribuem reciprocamente para as transformações que ocorrem hoje, com o intenso crescimento de novas tecnologias provocando alterações no futuro trazendo efeitos e consequências, sejam elas positivas ou negativas para a sociedade, com isso, a análise de pensamentos filosófico visam compreender a construção da sociedade contemporânea.

Nossas vidas são vigiadas no dia-a-dia como um verdadeiro Big Brother, o grande irmão que é o centro de estudo do texto e a característica principal do livro. Nos dando a ideia para fazermos a relação com o poder, sendo uma forma de tortura moderna, o homem sendo seu próprio escravo, seu carrasco do corpo e de suas atitudes, sendo eles um fator altamente reflexo para sociedade. Com isso, a sociedade contemporânea, os mecanismos de vigilância e veículos de comunicação tem cada vez mais se intensificado, onde todos se vigiam e, por conseguinte, virando uma sociedade extrema de controle. Assim os meios de comunicação em massa vêm contribuindo fortemente para o funcionamento dos mecanismos de vigilância e controle social, sendo assim uma forma de tortura moderna, assim como as transmissões de dados e informações em geral que são instrumentos de controle social nesse regime feroz de dominação.  

2. CORPO DO ENSAIO

Fazendo os entraves de acordo com a Propaganda, não essas normais que são fáceis de identificar, seja em qualquer lugar do mundo. Mas sim, planejadamente complexa, muitas vezes contraditórias, nunca se encaixando em rótulos fáceis. De acordo com o tema escolhido, que e praticamente o tema central do livro, destaca-se o grande das distopias, a liberdade.

No livro 1984 o autor imagina uma sociedade no futuro onde não existe liberdade nenhuma. O grande protagonista vivia na cidade de Londres e trabalhava no governo, um governo tirânico, repressivo e liderado por uma figura central “o grande irmão”. Nessa sociedade onde tudo é controlado, e a função dele é alterar as reportagens de jornais antigas, para o passado ficar de acordo com o governo atual. Tudo é vigiado, tanto você dentro de casa como fora. Tudo é monitorado e manipulado. Vem sendo usado como exemplo o quanto foi difícil para a gente conquistar todas as nossas liberdades.

O autor quer passar com um grande mérito o ato de prever o futuro, como uma forma de pintar um futuro tão horrível que as pessoas acordem e lutem para que ele não aconteça. Neste sentido, 1984 traduz que qualquer sinal de tirania, a sociedade receosa com o livro e luta para impedir a tirania.

Desta forma a obra visa tratar de um indivíduo que não se conforma com o sistema social e político. A sociedade onde vive é dividida em três classes distintas com relação ao Partido que é dominante. Assim divididos entre os membros do centro do Partido que representam a minoria compondo a classe privilegiada, os membros externos que constitui a classe média e proletária que constituem a maior parte da população, suportando cargas excessivas de trabalho e em consequência reciproca sofrendo maiores desvantagens sociais.

“Trabalho físico pesado, cuidados com a casa e os filhos, disputas menores com os vizinhos, filmes, futebol, cerveja e, antes de mais nada, jogos de azar, preenchiam o horizonte de suas mentes. Não era difícil mantê-los sob controle. Alguns representantes da Polícia das Ideias circulavam entre eles, espalhando boatos falsos e identificando e eliminando os raros indivíduos considerados capazes de vir a ser perigosos.” P.91

Fazendo uma pequena abordagem entre os entraves socioculturais. O Brasil é um país rico em diferença social, as quais ocasionam vários problemas. Dentre estes a falta de planejamento, a questão da informatização da sociedade que vem afetando em escala crescente o conceito de dependência, o comportamento social, a educação, a diferenças culturais, raciais e sociais, o preconceito com os “nordestinos” (questão amplamente regional) e a má distribuição econômica. A cultura está sendo vendida e as pessoas de classe inferior não tem condições para bancar essas culturas . É um problema que vem demasiadamente em consequência do outro, juntamente com o preconceito, essas diferenças sociais causam esses estereótipos infundados acerca dos entraves socioculturais.

O que vemos hoje do Brasil é que no âmbito social ele avançou, mesmo que em pequena escala. Sabemos que ainda temos muito o que melhorar, mas para começar é preciso reconhecer os obstáculos que o Brasil precisa enfrentar para dar um salto. As desigualdades sociais, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a pobreza que atinge milhares de brasileiros, educação e saúde precária, falta de moradia, entre outros, são exemplos de das dificuldades que temos que enfrentar.

A educação e a saúde pública encontram-se em péssimas condições, prédios mal conservados, falta de profissionais da área e pouquíssimos de investimentos da parte do Estado são exemplo da má administração pública. O déficit habitacional no Brasil é enorme, muitos brasileiros não tem moradia adequada, e também não podemos deixar de lembrar dos moradores de rua, e o governo com descaso esse problema que atinge o povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com