TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características das instituições políticas e o pensamento político no século XX

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 7

O século XX está compreendido no que se chama Idade contemporânea, é marcado por conflitos e crises, reações antiliberais e ideologias totalitárias, correntes de exaltação nacionalistas e revanchismos. No entanto, também foi a construção de uma nova sociedade, mais humanizada, na qual o bem-estar material e espiritual do povo e a democracia nas suas vertentes económica, social, política e cultural tem de ser necessariamente um objetivo básico de toda a política.

Notabilizou-se, principalmente, pelas duas grandes guerras mundiais, abrangeu ainda, a Belle Époque, a Revolução Xinhai, a Revolução Mexicana, a Revolução Russa, a Crise de 1929, o Modernismo, o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, a Guerra Civil Espanhola, a Guerra Civil Chinesa, a Descolonização da África, a Descolonização da Ásia e da Oceania, a Guerra Fria e a Globalização.

1 A disputa Capitalismo X Socialismo

A primeira guerra mundial (1914-1918): Os interesses dos blocos europeus se enfrentam, devido a corrida armamentista, o expansionismo imperialista (disputa por mercados da Ásia e da África), a política de alianças, a exaltação nacionalista como o revanchismo francês e o pangermanismo, e a morte do herdeiro do Império Austro-húngaro. Rompe a tradição do liberalismo econômico.

A Revolução Socialista de 1917, fim da participação da Rússia no conflito, se deu como protesto contra a guerra e suas consequências para as nações europeias, tendo orientação socialista e comunista. Gerando varias greves comunistas que paralisaram a Inglaterra, França, Itália e Alemanha. Existe uma inversão do poder, com o fortalecimento da ditadura do proletariado no governo de Vladimir Ulianov Lenin (1870-1924).

Lenin, como discípulo de Karl Marx e Friedrich Engels, leva adiante o projeto de um Estado forte para operar a transição da sociedade capitalista para a comunista, com o uso da violência se preciso, não reconhecendo direitos aos burgueses, aristocratas e senhores de terra assim ordenando seu sumário fuzilamento.

Seus ensinamentos foram seguidos pelos partidos comunistas em geral em todo o mundo, mas não foram aceitos pelos marxistas moderados, que queriam a tomada do poder sem força armada, através de uma vitória eleitoral e democrática, aceitavam os Direitos básicos da democracia liberal como os direitos do cidadão, chamados, portanto, socialistas.

Sucedido por Josef Stalin, de governo totalitário, unipartidário, com controle da imprensa, artes, educação e até mesmo da religião. A burguesia ameaçada apoiou então o surgimento rápido de movimentos militarizados de caráter nacionalista em quase toda a Europa e América Latina.

Com o fim da guerra em 1918, assistiu-se à grande ascensão dos Estados Unidos da América como grande potência econômica mundial, decretou-se os 14 pontos de Wilson, a desmitalirização da Alemanha com o tratado de Versalhes, o isolacionismo político americano (American way of life), as nações europeias se debatiam em meio as ruínas. A Europa dos tratados de paz de 1919, modificaram profundamente o mapa político do continente, desapareceram alguns Estados, alguns Estados perderam Territórios, cresceram, foram restaurados e novos surgiram

A Europa tornou-se um território fértil para as ideologias totalitárias, como o fascismo Italiano de 1922, em que, empresários e banqueiros apavorados com o comunismo, deram a ascensão de movimentos, como o fascismo de Benito Mussolini que manteve-se no poder de 1922 a 1943, preconizador de um Estado forte, de partido único, com um sistema de representação corporativa, sem atritos de classe, além da união de todos para vencer os inimigos do país, remando as ideias do Risorgimento e restaurando a antiga glória romana.

No Brasil, vivia-se a República oligárquica (1894-1930) da política do café com leite, em que os partidos Paulista (PRP) e Mineiro (PRM), os Estados mais ricos da época controlavam as eleições e se mantinham no poder de maneira alternada com presidentes civis e o apoio da elite agrária do país. Com o domínio do cenário político, os presidentes implantaram políticas que beneficiaram o setor agrário, sofreram duras críticas de empresários ligados à indústria.

Com a influência das ideias políticas europeias trazidas pelos imigrantes, sobretudo, italianos e portugueses, não desvinculados de aspirações anarquista, socialista, entre outas. Na sequência, o governo de Epitácio Pessoa de 1919 a 1922 sofreu ataques dos movimentos tenentistas do Exército, criou-se o Partido comunista e nas artes aconteceu a semana de 22. Seu sucessor, Arthur Bernardes (1919-1922) governou sob estado de sítio e enfrentou a revolução paulista de 1924.

No governo de Washington Luís (1922-1930), foi criado a moeda "o cruzeiro" na tentativa de fortalecer a economia, mas falhou pelo crack da bolsa de Nava York (1929), baixando as exportações de café.

A "crise de 29" que perdurou até a segunda guerra mundial, nos Estados Unidos das Américas, causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como na produção industrial. levando a intervenção estatal na economia com o New Deal do presidente democrata Franklin Delano Roosevelt, medida criticada pelos republicanos.

A Grande Depressão, gerou a crise da democracia liberal e o aparecimento de regimes autoritários. Tentativa de imposição do método, que aplicou para nação e estado, empirismo organizador positivista por Charles Maurras (1868-1952), repudiando a democracia representativa, os direitos do cidadão e violentamente a Revolução Francesa ( Séc. XVIII- Rei Luís XVI) busca argumentos na biologia e na física social.

O pensador Maurras, é oposto as assembleias parlamentares para o progresso nacional, diz ser mais eficiente o regime aristocrático-monárquico, desde que substituída a aristocracia do antigo regime pela ideia grega "governo do melhores", tem haver com sua proposta o regime dos tecnocratas, como a ditadura no Brasil de 1964- 1984. Sua doutrina perde adeptos com a derrota dos regimes autoritários na segunda guerra mundial.

Democracia liberal ou Estado de Direito liberal, adquiriu caráter após a revolução francesa de 1879, constituindo o primeiro regime jurídico-político da sociedade que materializava as novas relações econômicas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com