TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargo: Agente de Policia Federal

Por:   •  30/4/2015  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Michelle Aragão Abreu Vasconcelos

Cargo: Agente de Policia Federal        

         A atividade policial, desde sempre, consistiu em uma necessidade básica para que o poder constituído nas variadas épocas pudesse exercer sua função. Dos regimes mais autoritários e bárbaros aos humanistas e democráticos, o serviço policial – esse nome mudou no decorrer do tempo e de acordo com a cultura da época – sempre ocupou relevante aspecto social, talvez por isso, essa atividade desperta paixões e ódios e sua conduta deverá observar as regras sociais/legais em vigor no meio onde o órgão policial está inserido. Partindo desse pressuposto, analisaremos como o estudo da ciência policial pode ajudar a manter o equilíbrio entre as demandas da sociedade para com a polícia e como os órgãos policiais devem agir com o rigor adequado e proporcional, sempre com respectiva observância das normas vigentes.

        Analisando a situação pátria, percebe-se que a realidade policial está bastante longe da demandada pela sociedade. Isso por inúmeras razões históricas e sociais, tais como alto índice de violência urbana, legislação inócua e a proximidade histórica com a ditadura militar. A violência urbana prejudica a atividade policial sob diferentes formas: o policial é obrigado a viver com a criminalidade em sua folga, vez que seu salário é insuficiente para retirá-lo dos meios mais violentos. O aspecto legislativo é igualmente grave, pois torna o sistema ineficiente, gerando insatisfação na sociedade. A realidade militarista inserida em órgão policial criado para conviver de maneira próxima à sociedade, gera constantemente intrigas e conflitos na rotina das equipes policiais no trato com a sociedade.

        Sob outro prisma, devemos observar quão tênue é a linha que divide a legítima e legal intervenção policial, da intervenção que é caracterizada de abuso de poder ou violência desproporcional. Isso se deve à insegurança jurídica que domina a rotina operacional dos órgãos policiais brasileiros. Enquanto coexistirem normas que se conflitam entre si, com entendimentos jurisprudenciais que, frequentemente, insinuam condutas ilegais, os policiais ficarão no resguardo, perdendo em eficiência, a fim de não responderem processos administrativos ou penais. Dessa forma, porém, tem-se a garantia de que não exorbitarão de suas competências no cumprimento do dever.

        O estudo das ciências policiais é fundamental para que a discussão sobre essa atividade avance e saia do campo amador, entrando na seara profissional e com base em argumentos empíricos. A partir daí, é possível ampliar essa discurssão a outros setores da sociedade, inclusive no campo legislativo, a fim de avançarmos na tão necessária modernização da legislação brasileira. Como exemplo de ineficiência, vemos a estrutura organizacional institucional no Brasil. São diversos órgãos, com atribuições expressas. Para seu funcionamento, porém, seria necessário que cada instituição funcionasse de maneira adequada, o que é bem longe da realidade. Essa lentidão se esparrama sobre todo o contexto da segurança pública. São instituições que não interagem entre si, a única interação que há é na disseminação de problemas. Dever-se-ia haver apenas um órgão policial em âmbito federal e um em âmbito estadual, ambos com carreira única. Qualquer traço de militarismo no sistema deveria ser abolido, de forma a aproximar a sociedade civil da força policial.  Por fim, para aproximarmos a população, deveria haver profunda alteração no Código de Processo Penal de maneira que a progressão da pena fosse uma exceção rara, deixando de ser um artifício do sistema carcerário para criar vagas. O constante recrudescimento da violência se deve bastante aos números de reincidência que sempre são altos. Entende-se, portanto, que não é a polícia que prende pouco, mas a legislação frouxa que se encarrega de dar de volta à sociedade indivíduos não ressocializados. Isso cria muita pressão em cima dos órgãos policiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com