TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DA POLICIA FEDERAL

Por:   •  11/9/2017  •  Monografia  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SORRISO

2017


JOAO PEDRO RAMOS DE SOUZA[pic 6]

[pic 7]

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DA POLICIA FEDERAL

Projeto apresentado ao Curso de DIREITO da Instituição UNIVERSIDADE DE SORRISO MT.
Orientador:


SORRISO

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral ou Primário        4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

4.1 Da persecução criminal        6

5. INQUÉRITO POLICIAL        7

5.1 CONCEITOS        7

5.2 CARACTERISTICAS        7

5.3 CONCLUSÃO        8

6  METODOLOGIA        8

6.1 sobre a Publicidade nas investigações.        8

6.2 CONCLUSÕES da metodologia        10

REFERÊNCIAS        11


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a finalidade acerca da polícia federal e suas atribuições na investigação criminal.

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 144, discorre sobre a atividade exercida para prevenção da ordem pública e segurança as pessoas e do patrimônio, da competência do órgão polícia federal. O objetivo é discorrer sobre importância desse órgão para o ordenamento jurídico e sociedade, na importância do inquérito policial e seu procedimento, qual o limite de suas atribuições nos procedimentos penais e processuais penais, visando os crimes que ocorrem na Justiça Federal.

Será abrangido acerca da estrutura, plano de carreira e forma de como é feita o processo de seleção de agentes e delegados.    

1.1 O Problema

A publicidade interfere no inquérito policial?

A investigação deve haver sigilo a partir do momento em que a divulgação precipitada de fatos que estão sendo investigado comprometer a veracidade da apuração de provas, dificultando a veracidade dos fatos.    


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

A investigação no âmbito federal, competências e diligencias, prazos e fases do começo das investigações até o recebimento da denúncia.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

•         Inquérito policial no âmbito federal

•        Crimes de competência da justiça Federal

•        A importância da polícia federal no Brasil;


3 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho é de grande valor acadêmico e cientifico para minha vida profissional. Ingressei no curso de direito com intuito de se firmar nesta área tão concorrida e interessante.  

Desde que me interessei por esse órgão federal estou pesquisando sobre sua importância para sociedade, suas características e formas de agir. Como é atuação contra trafico e contrabando nas fronteiras, combate a corrupção e proteção aos interesses de União.

 Mostrar de maneira mais clara possível como é o procedimento de investigação, inquérito policial, prisão e como ingressar na carreira de polícia federal no geral.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 Da persecução criminal

Objetivo dessa fundamentação é tratar da persecução criminal, acontece logo após a prática de um ato criminoso, onde o Estado atua de forma punível o agente que praticou a infração criminal, mas para que isso ocorra são necessários alguns mecanismos probatórios, para instauração do inquérito policial.

Para o professor José Frederico Marques a, persecução criminal ou persecutio criminis trata-se de “caráter indireto da coação real torna imprescindível o aparecimento de outra atividade estatal destinada a obter a aplicação da pena”. Nesse sentido faz-se necessário uma abordagem inicial da persecução penal, através do inquérito policial.[1]

Parte no qual o Estado para punir primeiro faz algumas diligencias atuando de forma a esclarecer e buscar veracidade o fato gerador criminoso, se tratando da esfera federal ou que tenha interesse à justiça federal.

O procedimento no inquérito policial é inquisitório, devendo ser sigiloso, de natureza jurídica é de procedimento prévio, formal e escrito, sistemático, unidirecional, sigiloso, discricionário e facultativo.

 Em relação ao objeto, MARQUES:

Assim, o Estado investiga o delito e sua autoria e propõe, ulteriormente, a ação penal. Donde Inferir-se que a persecutio criminis tem por objeto: a) preparar a acusação; b) invocar a tutela jurisdicional do Estado-Juiz para julgar a acusação.[2]

A Polícia Judiciária elencada no art. 144, §4° da Constituição Federal regulamenta a possibilidade da instauração da ação penal através das provas coletadas pela polícia Judiciária, atuando como instrumento da Administração Pública destinada em manter a ordem e segurança social, de caráter preventivo e repressivo.

Há dois momentos no persecutio criminis, o primeiro a fase de investigação e a segunda fase de ação penal.

5. INQUÉRITO POLICIAL

5.1 CONCEITOS

Conjunto de diligências realizado pela Polícia Judiciária, com intenção de investigar infrações penais e colher informações necessária para proposta da ação penal.

5.2 CARACTERISTICAS

Sigiloso, disposto no art. 20 do Código Processo Penal:

Desse modo deve a autoridade policial assegurar o sigilo no inquérito, não devendo expor ao público as informações colhidas, não se aplica esse artigo ao defensor do acusado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com