TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Robinho E Daniel Alves

Por:   •  7/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Considerando as informações disponíveis na mídia, discorrer sobre o caso de Robinho à luz da Lei de Migração e o caso de Daniel Alves. Aponte a distinção entre as 2 situações e possíveis consequências jurídicas.

Embora Robinho e Daniel Alves fossem ambos culpados de crimes sexuais, as suas consequências jurídicas foram muito diferentes. Uma das últimas notícias sobre o caso de Robinho é que o governo italiano solicitou ao governo brasileiro que deixasse Robinho, que foi condenado por estupro, cumprir sua pena no Brasil. De acordo com a lei de imigração, os cidadãos condenados no exterior e as pessoas com residência habitual ou vínculos pessoais no Brasil podem ser transferidos para o Brasil para execução de suas penas.

O principal questionamento é de como a pena deverá ser cumprida, pois Robinho trabalha e reside no Brasil atualmente. A Constituição Federal veda a extradição do brasileiro nato, sendo assim, mesmo que o estrangeiro solicite, Robinho não poderia ser extraditado pela legislação brasileira para o cumprimento da pena no estrangeiro e a sentença penal proferida no exterior não produz efeitos no Brasil para fins de cumprimento de pena.

Já o caso Daniel Alves é diferente porque Robinho quando foi condenado pela justiça estrangeira se encontrava no Brasil, impossibilitando a extradição. Daniel Alves foi detido depois de depor na Espanha, estando submetido às leis do país. Outro ponto muito relevante é que ele possui dupla nacionalidade. Caso venha a ser condenado poderá cumprir sua pena no país, sem necessidade de extradição.

2 - Se Daniel Alves tivesse vindo para o Brasil, como seria?

Se Daniel tivesse vindo para o Brasil, também não poderia ser extraditado e a sentença penal condenatória emitida no estrangeiro não surtiria efeitos para fins de cumprimento de pena.

  1. - Daniel Alves pode ser brasileiro e espanhol? Quais as condições?

Sim. Os brasileiros que moram legalmente por ao menos 2 anos na Espanha podem solicitar a nacionalidade espanhola. Nesse período de residência não se computam as permanências como turista nem como estudante. O prazo mínimo de residência é o seguinte:

Brasileiros: 2 anos;

Brasileiros casados com espanhóis: 1 ano;

Filhos e netos de espanhóis que não puderam optar pela nacionalidade: 1 ano;

Brasileiro que nasceu na Espanha e não solicitou a nacionalidade de origem: 1 ano;

Viúva ou viúvo de espanhol: 1 ano

O processo de nacionalidade por residência pode ser tramitado junto ao Ministério da Justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com