TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Políticas - Soberania de Quem?

Por:   •  20/5/2016  •  Dissertação  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PARANAENSE

CIÊNCIAS POLÍTICAS

PARANAVAÍ

2016

Soberania de quem?

Os recentes acontecimentos no cenário político brasileiro vêm trazendo questionamentos da maioria da população em relação à índole de seus líderes políticos.

Escândalos de corrupção são noticiados diariamente em noticiários de circulação nacional e tais informações parecem não ter fim. Em vista de que nomes ligados ao governo estão sendo investigados por envolvimento em esquemas de desvio de dinheiro público, pela Operação Lava Jato.  

A Operação Lava Jato é a maior investigação sobre corrupção conduzida até hoje no Brasil. Ela começou investigando uma rede de doleiros que atuavam em vários Estados e descobriu a existência de um vasto esquema de corrupção na Petrobras, envolvendo políticos de vários partidos e as maiores empreiteiras do país. ¹

 O auge das investigações se fez quando o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, ou simplesmente Lula, foi conduzido coercitivamente a depor na Polícia Federal de São Paulo para esclarecer sobre as razões pelas quais recebeu 30 milhões de reais de empreiteiras pegas na Operação Lava Jato por usufruírem um esquema de corrupção na Petrobras e outros envolvimentos de acordo com outros delatores.

De acordo com a Revista Veja, uma das maiores e mais influentes revistas em circulação em território nacional, Lula ao invés de dar explicações sobre seu envolvimento nos escândalos de corrupção, o mesmo fez comício e nada explicou. Fez-se de vítima e encenou o número de sempre diante de sua platéia. “Mas Lula se acha acima da lei. Ele se sentiu no direito de debochar da Justiça e dos agentes policiais.” E com o decorrer das investigações, o juiz Sergio Moro viu que Lula escaparia de suas mãos e para a infelicidade do ex-presidente, um áudio de uma conversa comprometedora com a atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, trouxe a tona seus planos para se encobertar dos poderes do juiz de primeira instância, que a qualquer momento poderia determinar sua prisão. E caso isso acontecesse, Lula poderia apresentar um “termo de posse” para que assim sua prisão fosse evitada.

A presidente da República ofereceu a Lula um cargo em seu governo como ministro da Casa Civil, um cargo com foro privilegiado. No áudio divulgado, Lula disse que o Supremo estaria “acovardado”, ou seja, o ex-presidente teria ligações dentro do Supremo que impediriam que o mesmo fosse dado como culpado de qualquer acusação. Muitos diriam que “Lula é intocável e está acima da lei”. 

Percebe-se que o ex-presidente Lula a fim de se livrar de qualquer acusação, se esconde à sombra do poder. A presidente da República tem total liberdade de indicar alguém para atuar como ministro da Casa Civil, como está previsto na Constituição Federal. Mas a questão é: por que somente com o escândalo envolvendo o nome do ex-presidente Lula, tal indicação ao cargo foi feita de forma tão desesperada e não antes, quando a crise já dava indícios de vida? As opiniões são distintas e uma grande corrente é a favor do Impeachment, enquanto outra atua a favor do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com