TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentario critico

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Direito

Isabelle Cristine da Paixão

Sanmy Silveira

COMENTÁRIO CRÍTICO REFERENTE AO FILME “DE VOLTA À TERRA BOA”

Belo Horizonte

2015

Isabelle Cristine da Paixão

Sanmy Silveira

COMENTÁRIO CRÍTICO REFERENTE AO FILME “DE VOLTA À TERRA BOA”

Trabalho apresentado para a diciplina

Antropologia do 1° período do curso

De Direito da Pontificia Universidade

Católica de Minas Gerais

Professora: Alice Lamounier

Belo Horizonte

2015

De volta a Terra boa é um documentário onde povos Panará a partir de suas memórias individuais narram a trajetória de desterro e reencontro de seu povo com seu território original. O filme tem como tema central a relação entre índios e não-índios , mostrando as percepções e reações das comunidades indígenas em relação os primeiros contatos com homem branco e o que esse contanto lhes ocasionou .De volta a terra boa faz parte do projeto vídeo nas aldeias no qual tem como objetivo oferecer algum tipo de auxílio ao indígenas nas batalhas por suas terras e manifestações de suas culturas.

No filme alguns Panarás mais velhos que viveram toda essa memoria relata como os índios viviam antes dos homens brancos começarem a invadir suas terras. Vemos que antes os índios viviam bem, dentro da sua cultura, se alimentavam daquilo que plantavam e se curavam das doenças com seus remédios naturais. Mas que tudo começou a mudar com a presença do homem branco, pois traziam com eles doenças desconhecidas pelos Pajés. O medo que esses indígenas sentiam era explicado pelas invasões de suas terras que eram transformadas em estradas sem nenhuma explicação, e sem se importar com que estavam destruindo.

A curiosidade dos mais jovens facilitou o contato com os Panarás, assim os irmãos Villas Boas começaram a tentar contatos com ele, para tratá-los das doenças antes que morressem, e a raça se extinguisse. Foram algumas as tentativas falhas, pois os índios os temiam, mas depois de algumas vezes, eles se aproximaram andando pela floresta, até chegar na aldeia, e mostrar que estavam ali para ajudar. Eles quiseram levar os índios que ainda restaram para o parque Xingu, onde eles iriam ter cuidados, protegidos. Os indígenas aceitaram ir para não morrer com as enfermidades.

Insatisfeitos com as terras do parque do Xingu, que eram ditas como ruins pelo fato de não dar para produzir milho e outros alimentos, os índios foram ate Brasília para buscar seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com