TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Política afeta a sua vida?

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

• Como a política afeta a sua vida? 

   Atualmente, a grande maioria dos brasileiros crê que a política não possui importância em suas vidas. Segundo seu pensamento, esta não interfere efetivamente em sua vida cotidiana; esse é o senso comum. Contudo, ao refletir sobre a política, defino esta como indispensável ao homem, uma vez que os seres humanos são verdadeiramente “animais políticos” e vivem institivamente em sociedade. Portanto, a política está intrinsecamente inserida na natureza humana.

   A política afeta a minha vida a todo momento, uma vez que em todas as escolhas feitas por nós há o envolvimento da política, e estamos constantemente realizando escolhas. Pode se dizer que a política faz parte da natureza humana, uma vez que o homem vive em sociedade (e não isolado) e que dispomos de regras para que esta convivência se torne viável, de maneira a organizar as relações humanas. As mais simples ações podem ser classificadas como atos políticos na medida que tomamos uma decisão e a manifestamos. Decisões governamentais impactam toda a população, podendo influenciar diretamente sua qualidade de vida, para melhor ou pior. Portanto, é nosso dever participarmos ativamente da política, afim de defender nossos próprios interesses e também o daqueles que nos importamos. Ao abdicarmos de tal, teremos que viver conforme decisões de outrem sem resistência.

• Quais as formas de participação na política?

    Como dito anteriormente, pequenas ações podem constituir atos políticos, porém tais ações possuem um maior ou menor nível de influência na política local, regional, nacional ou até internacional. A participação política se efetiva a partir de uma manifestação de nosso poder de escolha, de diversas maneiras. Dentre as formas de atuação na política acessíveis a todos, podemos destacar a participação em discussões, manifestando a opinião sobre o assunto vigente; a escolha de um representante no governo através do voto, ou então se candidatando a determinado cargo; a participação em manifestações públicas; a cobrança dos representantes quanto a suas promessas ou a decisões a serem tomadas por parte destes.

• Como conciliar o pensamento de Maquiavel com uma atuação política digna e honesta?

    Acredito que para o bom exercício do poder político, o sujeito deve optar pela prática do bem para com os demais. Contudo, se faz necessário o combate aos que representarem uma ameaça, e nesta batalha (bem como na formulação de escolhas) virtudes como “coragem, força, disciplina” são indispensáveis, conforme dita Maquiavel. Na política os fins justificam sim os meios, mas desde que os meios sejam éticos e os fins sejam voltados para o bem comum. O governante deverá prosperar apenas após devido preparo (estudos, conhecimento e outras virtudes como as citadas pelo autor), mas também apenas se este se submeter a prática de moral pessoal, e agir de maneira digna e honesta.

1º ano diurno FADI, Pedro Henrique Xavier de Oliveira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com