TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como conquistar clientes na Advocacia

Por:   •  30/6/2017  •  Artigo  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 11
  1. COMO LIDAR COM SEUS CLIENTES
  1.  INTRODUÇÃO

Um dos principais segredos para se alcançar o sucesso na advocacia é saber se relacionar com clientes, por isso é importante saber conquistar, conservar e fidelizar clientes, pois são eles os responsáveis pelos recursos financeiros que tornam viável a manutenção do escritório e que permitem a sua ampliação.

Apesar da sua importância, o presente tema é negligenciado nas faculdades de direito, motivo pelo qual milhares de advogados são lançados no mercado de trabalho sem saber quais atitudes devem ser adotadas para conquistar clientes e dar início à sua jornada profissional, bem como o atendimento que lhes deve ser dispensado após a contratação.

Em razão disso, nosso trabalho será desenvolvido com a finalidade de explorar as seguintes dúvidas que entendemos ser compartilhadas por todos os profissionais: - como conquistar clientes? - como realizar o primeiro atendimento? - como conservar e fidelizar clientes?

  1.  COMO CONQUISTAR CLIENTES

O primeiro passo para conquistar clientes é fazer com que as pessoas saibam a sua profissão e que os seus serviços estão disponíveis. Para tanto, é necessário explorar as ferramentas de marketing pessoal disponíveis adequados à advocacia, o chamado Marketing Jurídico, que se constitui de ferramentas compatíveis com o Código de Ética e Disciplina da OAB.

A finalidade do Marketing Jurídico, segundo Rodrigo Bertozzi[1], é levar pessoas (empresas, pessoas físicas ou sindicatos) que estão com um problema específico a conhecerem, gostarem e confiarem em você e na sua equipe”. Em razão disso, sugerimos a leitura do capítulo 17, de lavra do nobre colega Antônio Graim Neto, Presidente da Comissão de Jovens Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Estado do Pará, que aborda, de forma aprofundada, as técnicas e ferramentas de marketing jurídico atualmente disponíveis.

Se as ferramentas de marketing recomendadas forem utilizadas de maneira correta, alguns clientes potenciais serão atraídos para o seu escritório, ocasião em que será necessário realizar a primeira reunião, que é o momento propício para estreitar os laços profissionais e conquistar o cliente.

Vale frisar que o atendimento ao cliente, conforme adverte Luis Fernando Rabelo Chacon[2], começa com o primeiro contato, seja através do telefone ou em encontro casual, sendo assim, é fundamental demonstrar, nessas oportunidades, pro-atividade e assertividade, fazendo com que o cliente sinta que você quer e pode ajudá-lo.

1.2.1. Como realizar o primeiro atendimento

Com efeito, antes de atender o cliente, faz-se necessário entender quais são os fatores que são levados em conta antes da assinatura de um contrato de serviços jurídicos, que, conforme ensinamentos de Lara Selem e Rodrigo Bertozzi[3], expostos no livro “A Nova Reinvenção da Advocacia: a Bíblia da gestão legal no Brasil sob a ótica estratégica, societária, dos negócios, de pessoas, produção marketing jurídico e finanças”, são os seguintes: - Referência e indicação de conhecidos; - Experiências anteriores do profissional e seu histórico; - Firmeza e conhecimento da matéria; - Carteira já estabelecida de clientes; - Nível de comprometimento do profissional com o seu problema; - Proposta financeira justa, de acordo com sua possibilidade (ele precisa perceber que está pagando o preço certo e justo); - Estrutura física: localização, infraestrutura e apresentação adequadas; - Tecnologias empregadas para o acompanhamento processual; - Qualidade perceptível; - Atitudes pessoais dos funcionários (não advogados); - Empatia, discrição e elegância do(s) advogado(s): qualquer exagero deve ser evitado; - Estratégia de marca;

Segundo os referidos autores, através da somatória desses fatores é que o cliente formula o seu juízo de valor sobre o profissional ou escritório que pretende contratar, razão pela qual o profissional deve buscar transparecer as qualidades que são consideradas como fatores que influenciam a contratação de serviços jurídicos.

Outrossim, antes de realizar a primeira reunião é necessário compreender as necessidades, os desejos e o comportamento de compra dos clientes-alvo, informações que serão importantes para preparar o atendimento e a abordagem que será realizada.

Sendo assim, antes de agendar uma consulta ou reunião, procure averiguar qual é o assunto envolvido, quem é seu cliente, a sua capacidade econômica, os valores financeiros envolvidos na causa, a existência ou não de processos judiciais em trâmite e quem são seus advogados habituais, informações que possibilitam atender o cliente com maior segurança, manter o domínio da situação e a formação de preços adequadas à realidade do seu cliente.

No dia e hora marcados para a reunião, procure separar um local adequado para realizar o atendimento, que seja organizado, tranquilo e que transmita segurança ao cliente, tendo sempre papel e caneta para anotar o que for necessário, bem como evitar interrupções desnecessárias, isso porque, conforme observa Chacon, “para que o cliente se sinta seguro para falar tudo que é preciso, ele precisa perceber que você separou um espaço para atende-lo e que efetivamente, naquele momento, o que ele lhe dirá será a coisa mais importante do mundo.”[4]

Durante o atendimento é importante demonstrar domínio da situação, mantendo a segurança, agir de forma educada e atenciosa, permanecendo atento à descrição dos fatos apresentadas pelo cliente, para então realizar as perguntas que entender necessárias e questionar pontos que não ficaram claros, sempre evite induzir respostas e não interrompa o cliente e faça-o sentir que você está preparado para defender o seu caso.

Aproveite a ocasião para verificar se os documentos apresentados pelo cliente são suficientes para sua atuação e se existem outros elementos de provas capazes de fundamentar a sua pretensão, sendo necessário indicar e solicitar eventuais documentos que não forem apresentados. 

Após ouvir atentamente o cliente e compreender seu caso, esclareça-o sobre o assunto e indique as estratégias e medidas que podem ser adotadas, demonstrando, assim, conhecimento jurídico, seja honesto quanto às possibilidades dele sair vitorioso, com isso você demonstra que você lhe é útil, que pode e vai defender seus interesses.

Caso não seja possível realizar os referidos esclarecimentos na primeira reunião, em razão da necessidade de analisar documentos, processos e realizar pesquisas, explique para seu cliente que será necessário um próximo encontro para apresentar as medidas que serão adotadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com